III Semana de Empreendedorismo de Tábua

Folha do Centro - III Semana de Empreendedorismo de Tábua

Decorreu, no Centro Cultural de Tábua, a III Semana de Empreendedorismo, de 22 a 24 de Abril, e contou com várias atividades destinadas aos jovens alunos das Escolas de Tábua, entre as quais a divulgação de projetos empresariais empreendedores, a projeção de um documentário sobre empreendedorismo social, a conferência Teen Make It, culminando com o III Concurso de Ideias de Negócios.

As atividades desta semana começaram com a Ação de Sensibilização e promoção do empreendedorismo, com a CIM-RC (Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra) a apresentar o seu projeto de apoio aos empreendedores, com um plano de ação bastante alargado de apoio aos adultos e jovens com ideias de negócio.

A apresentação de um caso de sucesso de um projeto empreendedor, a Go-Star, e a projeção do Documentário “Quem se importa”, com exemplos de empreendedorismo Social, marcaram um dos dias desta semana, que continuou com a Conferência Teen Make It. Esta conferência contou com a presença dos jovens empreendedores tabuenses, Elisa Figueiredo e Filipe Afonso, que puderam apresentar os seus projetos e casos de sucesso, numa tentativa de “contagiar” e estimular os jovens para uma atitude empreendedora, combativa, inovadora, de perseverança e de concretização de sonhos.

 

9 Projectos apresentados no Concurso de Ideias

A final do III Concurso de Ideias de Negócio decorreu no dia 24 de Abril, com 9 projectos a concurso, teve como vencedor o projeto AqiQueijo, dos alunos João Abrantes, Raquel Costa e Tânia Mendes, da Eptoliva, em segundo lugar o projeto Queijo Pedra da Sé, das alunas Patricia Abreu e Daniela Miranda, do Agrupamento de Escolas de Tábua, e em terceiro lugar o projeto Tabuatur, dos alunos Carolina Trindade e Fernando Gonçalves, do Agrupamento de escolas de Tábua. Destaque, ainda, para a atribuição de uma Menção Honrosa ao projeto Ecosab, da aluna Tânia Mendes, da Eptoliva.

O júri composto pelo Vereador da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, pelo Presidente da ADIBER, Miguel Ventura e pelo empresário Vasco Batista, teve a tarefa difícil de avaliar os 9 projectos (6 do Agrupamento de Escolas de Tábua e 3 da EPTOLIVA – Escola Profissional), e de escolher a ideia que vai representar Tábua no Concurso Intermunicipal de Ideias, a realizar no próximo dia 7 de Junho na Figueira da Foz.

Os vencedores deste concurso receberam um mp4 para cada elemento, os elementos do grupo que ficou em 2º lugar um livro “Tábua – História, Arte e Memória” e os jovens que ficaram em 3º lugar receberam um livro “Tábua Setecentista”. Todos os participantes receberam um bilhete geral para a FACIT / Festas do Concelho 2014 e dez dias de entrada nas piscinas municipais, durante os meses de Julho e Agosto.

A Câmara Municipal de Tábua salienta a importância da participação de todas as entidades que contribuíram para o sucesso desta semana, especialmente aos jovens das Escolas, que com a sua criatividade e espirito empreendedor concorreram com as suas ideias ao III Concurso Municipal. Aos professores e responsáveis do agrupamento de Escolas e da EPTOLIVA, e aos técnicos do CLDS fica o reconhecimento pelo empenho e dedicação a este projeto.

III Semana de Empreendedorismo de Tábua foi organizada pelo Município de Tábua, com o apoio da CIM – RC (Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra), CLDS – Tábua Caminha em rede, GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Tábua, Agrupamento de Escolas de Tábua e EPTOLIVA – Escola Profissional.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.