Incêndio destruiu parte de habitação e atingiu estabelecimento comercial na Lajeosa

Folha do Centro - Incêndio destruiu parte de habitação e atingiu estabelecimento comercial na Lajeosa

Na casa vivia apenas um idoso que não se encontrava no seu interior desde manhã quando deflagraram as chamas.

Um incêndio destruiu este domingo ao início da noite o último piso de uma habitação em pleno centro da povoação da Lajeosa, concelho de Oliveira do Hospital, causando ainda danos num café que funcionava no rés do chão do mesmo edifício.

O alerta foi dado por volta das 19:30 horas aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, que estiveram no local com sete viaturas de combate, num total de 30 homens. A casa, segundo apurámos, era habitada atualmente apenas por um idoso, que não estaria no local, no momento em que deflagraram as chamas.

O incêndio terá começado no último piso da habitação e terá sido provocado pela chaminé de uma salamandra que se encontrava acesa no café, atravessando a casa até ao telhado, e que com o contacto com as placas de madeira no último andar terá entrado em combustão.

A comandar as operações no terreno, o comandante dos BVOH, Emídio Camacho, garante que assim que chegaram ao local a prioridade foi isolar as habitações contíguas, uma vez que a casa estava “meio de outras habitações”, havendo, por isso, o risco das chamas se propagarem. “Antes de iniciar o combate tentámos proteger as habitações que confinavam”, adiantou o comandante dos bombeiros oliveirenses, que conseguiu que o fogo não chegasse às outras casas, atingindo apenas uma habitação que, entretanto ficou sem telhado e com o último piso totalmente destruído. Apesar de não ser atingido pelo fogo, o café, situado no rés do chão, acabou por sofrer alguns danos, segundo o comandante, derivado às águas que escorreram do telhado.

O idoso e único residente da casa atingida pelas chamas não se encontrava desde manhã na Lajeosa, tendo sido alojado por familiares, uma vez que a casa ficou imprópria para habitar.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.