Jogo entre SL Benfica e BC Barcelos abre Taça Hugo dos Santos em Oliveira do Hospital

Taça Hugo dos Santos1

No próximo fim de semana, dias 1 e 2 de fevereiro, Oliveira do Hospital recebe a quinta edição da Taça Hugo dos Santos que vai ser disputada pelas equipas do SL Benfica, BC Barcelos, Vitória SC e CAB Madeira que ocupam os lugares cimeiros da classificação. Pelo segundo ano consecutivo, Oliveira do Hospital volta a ser a “capital” do basquetebol numa organização conjunta do Município de Oliveira do Hospital e Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), com a Associação de Basquetebol de Coimbra e o Sampaense Basket.

“É um evento que muito nos orgulha, que promove Oliveira do Hospital e esta modalidade que tem uma grande importância para o nosso concelho, que sente orgulho em ter uma equipa no principal escalão do basquetebol nacional”, afirmou o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro.

Durante a conferência de imprensa para apresentação do torneio, realizada esta quarta-feira, o vereador do Desporto sublinhou ainda que “apesar das dificuldades, o Município de Oliveira do Hospital presta um grande apoio aos seus clubes e associações dando resposta à qualidade, variedade e riqueza desportiva que existe neste concelho”.

A Taça Hugo dos Santos que conta com “um maior envolvimento de algumas empresas do concelho que se quiseram associar ao Município”, tem transmissão televisiva garantida na Sport TV e terá ainda a “participação de grupos do concelho a colaborar com a organização e que irão enriquecer o torneio”, como adiantou Nuno Ribeiro. De realçar que no sábado haverá jogos de exibição das camadas jovens do Sampaense e no domingo, de manhã, os atletas seniores desta equipa concelhia participam num convívio de mini-basket aberto aos alunos do 1.º e 2.º ciclo.

Vítor Duarte, vice-presidente da FPB, agradeceu “ao Município de Oliveira do Hospital por apadrinhar, mais um ano, este evento que é importante para esta região e para Oliveira do Hospital uma vez que existe basquetebol no concelho”. Considerando tratar-se de “um evento que serve de propaganda da modalidade nesta região”, o responsável frisou que, “em boa hora, a Câmara e a Federação estão de mãos dadas em torno deste evento que tem o nome do General Hugo dos Santos, um filho desta terra e é mais uma homenagem a este homem que esteve ligado muitos anos à modalidade e à Federação”.

“Este fim de semana, Oliveira do Hospital será certamente a capital de basquetebol nacional”, acrescentou Vítor Duarte. Palavras partilhadas por Luís Santarino, da Associação de Basquetebol de Coimbra, que frisou que “Oliveira do Hospital tem uma grande simbologia para nós: é a única cidade do distrito que tem uma equipa na 1.ª liga”. O dirigente defendeu ainda que por se tratar de um “clube do interior” deve “ser apoiado de forma diferente” e garantiu que “estaremos sempre presentes”. Foi por pouco que o Sampaense não garantiu o seu lugar na disputa desta Taça, mas o clube assume-se, uma vez mais, como parceiro indispensável na organização do evento. Posição confirmada por Pedro Veloso, da direção do clube, que frisou que “o Sampaense é voluntário de coração e estamos cá para ajudar”.

“É uma honra termos este torneio”, referiu o presidente da Câmara Municipal, uma taça que leva o nome de “Hugo dos Santos, um natural de Oliveira do Hospital, um homem que se distinguiu como general e ficou na história. Há aqui também a oportunidade de homenagearmos um dos nossos através deste desporto”.

José Carlos Alexandrino considerou que “esta taça é importante para nós por se desenvolver no nosso concelho e trazer uma modalidade que gostamos”, lamentando que “ainda não foi desta que conseguimos ter o Sampaense” a disputar o troféu. O presidente da autarquia disse ainda que “Oliveira do Hospital é um concelho que gosta do desporto no seu todo e temos uma diversidade desportiva enorme. Apesar das restrições financeiras tem sido possível manter algum apoio, nesta diversidade, aos nossos clubes e associações”. Neste sentido verificou também com satisfação que o “Sampaense tem melhorado a sua formação” que considerou fundamental para, “daqui a alguns tempos, ser mais fácil ter o Sampaense na 1.ª liga com jovens de Oliveira do Hospital”.

De olhos postos no próximo fim de semana, o presidente da Câmara desejou “bons jogos e que sejam competitivos” porque “seremos a capital do basquetebol” nestes dois dias. Presentes na conferência de imprensa, os capitães de três das equipas participantes – Diogo Carreira, SL Benfica; Francisco Oliveira, Vitória SC; Marko Lonkovic, BC Barcelos – garantiram que os atletas vão dar o seu melhor para grandes exibições desportivas e para conquistar a tão desejada taça.

 

Secretário de Estado do Desporto e Juventude vem a Oliveira do Hospital assistir à final da Taça Hugo dos Santos

sec estado emidio guerreiro

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, desloca-se este domingo a Oliveira do Hospital para assistir ao jogo de basquetebol da final da Taça Hugo dos Santos, que decorrerá no pavilhão municipal às 14h15.

Emídio Guerreiro, que tem fortes ligações ao basquetebol – fundou e dirigiu o Basquetebol Clube de Guimarães entre 1993 e 2002 – vem ao pavilhão municipal da cidade a convite do Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.

Nesta final-four, que terá transmissão televisiva da Sport TV, vão estar presentes as duas equipas que saírem vencedoras dos jogos de sábado. O SL Benfica, que venceu a edição da prova em 2013, defronta o BC Barcelos às 15h00 e, duas horas mais tarde, às 17h00, realiza-se o jogo entre o Vitória SC e o CAB Madeira.

Pelo segundo ano consecutivo, a Taça Hugo dos Santos é organizada conjuntamente pela Federação Portuguesa de Basquetebol e pelo Município de Oliveira do Hospital. A prova junta os quatro melhores classificados da 1ª volta do campeonato, e constitui uma homenagem ao ex-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, o General Hugo dos Santos, natural de Oliveira do Hospital.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.