José Carlos Alexandrino eleito vice presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

Folha do Centro - José Carlos Alexandrino eleito vice presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

Oliveira do Hospital tem agora uma  “voz” privilegiada na região com a eleição de José Carlos Alexandrino para a vice presidência da nova Comunidade de Municípios da região de Coimbra.

Presidido pelo autarca de Coimbra, Manuel Machado, o novo conselho executivo da CIM Coimbra conta com outro autarca do alto distrito na vice presidência o presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Pereira Alves.

Uma lista eleita por unanimidade que terá como principal “missão” negociar os fundos do próximo quadro comunitário 2014/20 para os 19 municípios que integram a Comunidade. Apesar de ser a primeira vez que Oliveira tem um presidente de Câmara num órgão de decisão como a CIM, José Carlos Alexandrino garante que “não foi eleito para defender os interesses do concelho mas de toda a comunidade”. “Tenho orgulho em ser um oliveirense a ocupar um lugar de destaque na CIM, mas o meu compromisso é trabalhar em conjunto com os 19 concelhos no sentido de sermos capazes de aproveitar bem o próximo quadro comunitário”, afirma o edil, prometendo acima de tudo defender um princípio de “solidariedade” dos municípios mais ricos, com mais rendimento per capita, com os mais pobres.

“O meu compromisso é lutar por esse equilíbrio, o que nem sempre aconteceu no passado” refere Alexandrino, garantindo que “não é Oliveira que tem a ganhar com a sua eleição, são todos os municípios”. Ao mesmo tempo que promete lutar por uma distribuição mais equitativa do próximo quadro comunitário, Alexandrino não tem dúvidas da importância estratégica da nova CIM, que é das maiores do país. “Temos uma grande comunidade, com massa critica capaz de atrair investimento e negociar as verbas do próximo quadro”, acredita o autarca que, além da vice presidência da CIM da região de Coimbra, é também um dos nomes mais ventilados para presidir à Associação de Municípios do Planalto Beirão, responsável pela recolha de lixos em diversos municípios da região de Viseu e Coimbra. “Confirmo que fui convidado para presidir mas ainda não tomei uma decisão” conta o edil, lembrando, porém, que nesta fase “o meu concelho precisa de mim”.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.