Junho é o mês da Igualdade em Oliveira do Hospital

Programa junho mes da igualdade

Programa junho mes da igualdadeO Município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” vai dedicar o mês de junho à promoção da igualdade de género, através da realização de várias iniciativas que têm como objetivo primordial colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública.

O ponto alto das comemorações ocorre a 21 de junho, o Dia Municipal para a Igualdade, assinalado desde 2011, com a realização de uma ação de rua de sensibilização que convida os munícipes a participarem ativamente nas políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação.

Outra iniciativa que assume destaque no programa “junho: mês da igualdade”, é a realização do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, no dia 1 de julho, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e que terá como anfitrião o Município de Oliveira do Hospital.

Ações de rua, debates e mesas redondas, exposições e instalações, cinema e iniciativas de sensibilização dirigidas a várias faixas etárias preenchem a programação do mês que arrancou com a assinatura, por parte da autarquia, do protocolo de colaboração com a CIG conjuntamente com outros municípios da CIM Região de Coimbra.

Para esta sexta-feira, 7 de junho, está preparada uma tertúlia “Degustação de Leituras”, no Restaurante/Bar o Leque (Ervedal da Beira) às 21H, dedicada ao tema “Memórias da História da Igualdade em Portugal”, em colaboração com as Bibliotecas Públicas Municipais.

Na semana seguinte, o Município acolhe o Encontro das CPCJ da Beira Serra, a partir das 9H30 do dia 12 no salão nobre da autarquia e será promovida uma sessão de “Cinema pela Igualdade” com a exibição do filme “José Aldo – é mais forte que o mundo” dirigida ao público juvenil.

“Sobreviver ao Cancro” é a temática da instalação sonora que estará patente no Jardim Oliveira Mano de 19 a 21 de junho, sendo que nessa última data, dia do solstício de verão assinala-se então o Dia Municipal para a Igualdade com uma ação de sensibilização noturna na cidade, no âmbito do evento “Há Festa na Zona Histórica”.

A semana seguinte ficará marcada com a realização de uma mesa redonda “Sobreviver ao Cancro” (24 de junho às 21H no café Arte & Chocolate); e de mais uma edição das conferências Desporto em Debate que coloca no centro da discussão a “Ética e Igualdade no Desporto” (dia 26 no auditório da Caixa de Crédito Agrícola às 21H).

Ao longo do mês, encontra-se patente a exposição de desenho “Descobre as diferenças” de Rute Gonzalez nos Paços do Município, sendo que algumas das atividades dinamizadas pelas Bibliotecas Públicas Municipais acompanham esta temática. É o caso do projeto itinerante “Viver a Ler +” dedicado ao tema “Igualdade de Género” e da iniciativa “Lar na Biblioteca” que versará sobre a “Igualdade de direitos”. Também o Clube de Leitura se reunirá em torno do tema “Escrita feminina” (dia 18 às 21H na Biblioteca de Oliveira do Hospital), e depois de ter estado patente na biblioteca da cidade, a Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira acolhe a exposição “Sarah Beirão e as que lutaram “nos anos 20) pela emancipação da mulher”.

A promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, bem como a informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género têm sido apostas do Município de Oliveira do Hospital através deste projeto, “Igualdade Local: Cidadania Responsável” e da sua proposta de Plano Municipal para a Igualdade de 2017-2020.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.