Loja de venda de produtos regionais abre em Oliveira do Hospital

Serranices

“Serranices e Arredores” promete ser uma mais valia em termos de oferta comercial.

É uma loja portuguesa, com certeza, mas acima de tudo, é uma loja de produtos regionais e acaba de abrir as portas, na Catraia de S. Paio, junto à Nacional 17.

Serranices

Nascidos e criados no concelho, os irmãos Patrícia e Gonçalo Lopes, são os mentores do projeto, que deu os primeiros passos, em dezembro, na “aldeia natal” de Cabeça, Seia, onde os jovens empresários se lançaram na venda de produtos alimentares e de artesanato típicos desta região.
A primeira experiência nesta área dos negócios não poderia ter corrido melhor, o que os levou a abalançarem-se no início deste ano na abertura de uma loja na sua terra natal, que se diferenciasse da oferta comercial já existente. “Achamos que este era um espaço que fazia falta em Oliveira, sobretudo aos fins de semana, em que está tudo fechado”, diz Patrícia Lopes a quem a recente “profissão” de professora desempregada levou a procurar outras alternativas de “vida”, “numa parceria” com o irmão, um ex técnico de vendas. “Oliveira está muito próximo da serra e é hoje um local de passagem muito importante e às vezes isso passa despercebido a quem nos visita” diz Patrícia, que não esconde que a escolha da localização se prende precisamente com o objetivo de tentar captar “o movimento atual da nacional 17”.
Dos queijos da serra, aos enchidos, passando pelo vinho do Dão, os típicos chinelos de pano, aos licores, compotas e bolos regionais, a loja oferece uma panóplia de produtos artesanais “acessíveis a todas as bolsas”. Em destaque estão ainda as tradicionais mantas de lã da serra, e algumas peças “exclusivas” de vestuário em burel, com modelos próprios desenhados por uma “modista” da “Serranices e Arredores”. “Nas grandes cidades o burel está a ter muita procura, e já estamos a fazer alguns contactos para poder exportar estas roupas”, acrescenta Gonçalo Lopes que, promete fazer deste espaço não apenas um espaço de venda de produtos regionais, mas um espaço de dinamização de eventos, que possa promover o concelho e os seus produtos endógenos.

Serranices
Além de uma seleção de produtos regionais ligados à Serra da Estrela, a loja tem disponível para venda uma variedade de produtos artesanais de qualidade de outras regiões do país, como a famosa ginjinha de Óbidos, que pode agora ser adquirida neste espaço a preços bastante competitivos. “Nós não quisemos ir para o «gourmet» precisamente porque queremos que os nossos produtos, sendo regionais, estejam ao alcance de toda a gente”, explica Patrícia Lopes que, apesar de ser nova nestas lides se assume como uma comercial “nata”, prometendo encetar em breve um conjunto de ações de promoção da loja em vários espaços públicos da cidade e não só, com objetivo de atrair e fidelizar clientes ao espaço recentemente inaugurado no edifício da Pacocal, na Catraia de S. Paio.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.