Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe

Feira Moçárabe Lourosa 2018

Um evento único no país abre portas no próximo fim de semana.

Lourosa volta a ser palco, neste fim de semana, de mais uma edição da Feira Moçárabe – um evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos coabitaram pacificamente nestas terras.

Realizado junto à Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa (monumento nacional), o símbolo máximo deste diálogo de culturas ali edificado em 912 d.c. (1106 anos), o evento convida o público a recuar ao século X entre os dias 10 e 12 de agosto.

A Feira Moçárabe de Lourosa, organizada pela Junta de Freguesia de Lourosa com o apoio do Município de Oliveira do Hospital, é já um dos eventos mais aguardados no mês de agosto ao qual o público acorre cativado pelo ambiente de recriação histórica que toma conta do espaço, e pelo distintivo programa de animação cultural.

Além do ambiente de época que se respira por todo o espaço do evento haverá gastronomia da época, música e dança, jogos infantis e animais de falcoaria, assim como animação itinerante com rábulas e estórias e diferentes personagens, através de vários grupos convidados e grupo de teatro local, que prometem interagir com os visitantes.

O certame tem vindo a crescer ano após ano assumindo-se também nesta edição em particular como um momento do renascimento daquela freguesia, do concelho e de toda a região, após o trágico incêndio de 15 outubro de 2017.

No recinto, os visitantes poderão encontrar o sempre tão esperado mercado, espaço onde estarão várias barraquinhas de diversos produtos, entre os quais, o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais de qualidade.

A noite de sexta-feira (dia 10) abre portas para um fim de semana de época muito intenso através de uma “Rábula à volta de uma Queimada Galega com esconjuros e diabruras das bruxas”. No dia seguinte, a Feira Moçárabe abre portas a partir das 10H com vários momentos de animação de rua, danças e músicas, ou o passeio das ovelhas “Transumância do passado ao presente”, estando a inauguração oficial pelas entidades promotoras agendada para as 17H00.

Até depois da meia noite não faltam pontos de interesse no programa, dos quais se destaca a “Chegada de D. Sancho, D. Alberta e do Emir da taifa de Évora”, dramatização pelo grupo de teatro local; folguedos da corte com danças medievais e do ventre, demonstrações de armas com duelos; manjares e beberes; julgamento da bruxa: torneio e justa e um espetáculo de fogo noturno.

No domingo, dia 12, a reabertura do evento acontece pelas 10H00 dando início a um intenso programa de animação cultural de que se destacam as danças do ventre e medievais, um concerto de música medieval e as dramatizações pelo grupo de teatro local – “Troca de oferendas entre reis cristãos e o Emir da taifa de Évora” e a “Homenagem do rei D. Sancho a alguns notáveis do burgo”.

Torneio e justa, animação de rua, ritual templário entre outras surpresas complementam a oferta das mercâncias e dos manjares e beberes, culminando com um espetáculo final de fogo.

 

Grande Rota da Transumância

Também em simultâneo com a Feira Moçárabe de Lourosa, decorre ainda um conjunto de iniciativas que integram a Grande Rota da Transumância – um  projeto transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha, enquadrado na EEC PROVERE iNature, e que é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Neste âmbito, assumirá particular destaque no evento, o passeio interpretativo com os rebanhos pelos campos da aldeia e as recriações  agrícolas  e pastoris.

Lançada pela primeira vez em 2012, por ocasião das comemorações jubilares dos 1100 anos da Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, a Feira Moçárabe assume-se como um evento de referência para a promoção, divulgação e projeção da freguesia de Lourosa e do concelho de Oliveira do Hospital, tendo também impacto económico na atividade local e no setor turístico.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.