Mais de 800 crianças participaram em ação de reflorestação de área ardida em Ervedal da Beira

Folha do Centro - Mais de 800 crianças participaram em ação de reflorestação de área ardida em Ervedal da Beira

Município de Oliveira do Hospital voltou a associar-se ao “Plantar Portugal”.

Mais de 800 crianças das escolas do primeiro ciclo de Oliveira do Hospital participaram em mais uma ação de reflorestação de uma área ardida no concelho.

A iniciativa, que envolveu técnicos florestais da Câmara Municipal, bombeiros voluntários e sapadores florestais teve como palco a Quinta do Pisão, na freguesia de Ervedal da Beira, precisamente por ter sido um dos locais assolados no último verão por um grande incêndio florestal, que consumiu mais de 700 hectares de mato e pinhal. Tal como noutras iniciativas do género, a Câmara Municipal pretende com isto transformar zonas que, devido ao flagelo dos fogos, ficaram reduzidas a cinzas novamente em áreas verdes, pedindo para isso a colaboração das escolas.

Graça Silva, vereadora da educação, entende que a escolha dos locais fustigados pelas chamas para este tipo de ações tem a ver com “maior sensibilização” das crianças para o flagelo dos fogos. Da parte da educação “o que pretendemos é transmitir a mensagem de que o incêndio devastou e nós somos capazes de melhorar o nosso ambiente, o nosso concelho, torná-lo mais verde, e dar um contributo para que esta zona passe a ter um manto verde e não um manto cinzento”, afirmou a autarca. Dos 18 hectares de área reflorestada nos últimos anos pela Câmara Municipal, Graça Silva garante que “maioritariamente têm vingado”, o que a leva a acreditar que estas ações a longo prazo vão dar os seus frutos. (leia mais na edição impressa)

 

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.