Melhores alunos da escola secundária e Eptoliva vão poder visitar parlamento Europeu em Bruxelas

Folha do Centro - Melhores alunos da escola secundária e Eptoliva vão poder visitar parlamento Europeu em Bruxelas

Prémio António Campos volta a distinguir mérito escolar.

Pelo quinto ano consecutivo, o prémio António Campos volta a “brindar” os melhores alunos da escola secundária de Oliveira do Hospital com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Os prémios foram entregues numa sessão promovida pela Juventude Socialista, que fez questão de distribuir os bilhetes aos alunos distinguidos este ano com aquele prémio de mérito escolar. Pela primeira vez, o prémio António Campos contemplou também a excelência da Escola Profissional, distinguindo os melhores alunos da Eptoliva com uma visita ao Parlamento Europeu.
“Excecionalmente alargou-se este prémio à Eptoliva por nos ter sido facultado também um maior número de bilhetes”, explicou o presidente da JS concelhia, André Pereira, lembrando o facto deste prémio ter sido instituído há cinco anos, com o apoio do antigo eurodeputado oliveirense, com o propósito de “promover a meritocracia escolar”.
Uma vez que é atribuído anualmente, José Francisco Rolo, líder do PS concelhio, espera que “os alunos utilizem esta viagem como um instrumento de aprendizagem”, servindo essencialmente como fonte de ”reflexão” sobre “essa coisa que às vezes é estranha, mas que está presente diariamente nas nossas vidas que é a Europa”.
De Oliveira para o coração da Europa, o líder socialista aproveitou para deixar uma mensagem aos alunos para estes levarem na “bagagem”no próximo dia 6 de julho, e que se prende com a matriz do “edifício” europeu. “Aproveitem para lembrar os eurodeputados com quem estiverem para que eles se lembrem para que é que a Europa foi construída, a Europa baseada na solidariedade, a Europa em que os mais fortes puxam pelos países menos desenvolvidos, relembrem aos senhores eurodeputados quais foram os objetivos dos pais fundadores da Europa” desafiou o líder oliveirense, recordando que o Modelo Social Europeu é também aquele que defende uma “escola publica de acesso igual para todos, uma escola pública de qualidade e uma escola pública que não seja assente em modelos economicistas”, uma segurança social para todos e “uma saúde pública e universal”.
“Lembrem-lhes que este não é um espaço para pôr alemães críticos contra os países do sul da Europa, porque não interessa uma Europa partida: uma Europa do norte com países desenvolvidos e com acesso a tudo, e uma Europa a sul fustigada com a ditadura da austeridade imposta pelo norte”, advertiu ainda o dirigente socialista, preparando assim a “lição” aos alunos oliveirenses que vão estar em Bruxelas no próximo mês, graças a um prémio que “não poderia ter outro nome” que não fosse o de um “europeísta convicto”.
Também a vereadora da educação, Graça Silva, desejou uma boa viagem aos alunos, e reiterou o apelo deixado pelo colega de vereação, pedindo aos alunos para aliarem o prazer da visita ao Parlamento Europeu com a “mensagem” que gostaria que chegasse aos eurodeputados de “alguma injustiça que está a ser feita ao nosso país”.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.