Mochila-cabaz “Mala Posta” vence Concurso de Ideias de Negócio

Folha do Centro - Mochila-cabaz “Mala Posta” vence Concurso de Ideias de Negócio

“Mala Posta” foi o projeto vencedor na final municipal do concurso de ideias dirigido às escolas, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN). Na sessão final de apresentação das ideias de negócio, a vitória sorriu aos alunos Adriano Silva, Tiago Paulino e Danilson Nascimento Barbosa, que idealizaram a “Mala Posta”, uma mochila-cabaz de produtos endógenos. Os três alunos do Curso Técnico de Turismo da EPTOLIVA convenceram o júri com uma mochila em burel, tecido típico serrano, que pode ser vendida aos visitantes contendo uma panóplia de produtos endógenos da região, desde o Queijo Serra da Estrela aos enchidos, pão, compotas e vinho. Além do conteúdo, a mochila está idealizada para, depois de aberta, se transformar numa toalha/manta e integrar um sistema de refrigeração, apresentando ainda a particularidade do turista poder escolher o pacote de produtos que quer dentro da sua mochila-cabaz.
É com esta ideia que os alunos da EPTOLIVA irão disputar a final intermunicipal que se realizará a dia 25 de maio, em Figueiró dos Vinhos, onde estarão presentes os vencedores dos restantes 13 municípios que da CIMPIN.
O júri deliberou ainda atribuir o segundo prémio à ideia “Another Hand”, de Diogo Vieira, aluno do curso Técnico de Design – variante Design de Equipamento da EPTOLIVA, um adaptador em forma de pulseira, de design integrado, facilitador para pessoas com mobilidade condicionada ao nível das mãos (deficiência, amputação, paralisia). “OH Trip” das alunas Ana Beatriz Pais, Jessica Gil e Maria da Luz Alves, que frequentam o curso CEF6 – Técnicas de Informação e Animação Turística, ficou classificado em 3.º lugar. A ideia de negócio destas alunas da Escola Secundária de Oliveira do Hospital assentava na criação de pacotes turísticos à medida do cliente que, numa primeira fase, seriam disponibilizados online através de site, e posteriormente com a introdução de suporte físico. Aos concorrentes das ideias de negócio vencedoras foram atribuídos prémios no valor de 100, 80 e 50 euros.
Implementado pelo segundo ano consecutivo no território da CIMPIN, o Concurso de Ideias de Negócio integrou a Semana do Empreendedorismo, durante a qual foram dinamizadas outras iniciativas, como a ação Empreendedor Por Um Dia e as Conferências Teen Make It. Uma aposta que se repete nos 14 municípios que integram a CIMPIN e que visa a promoção do empreendedorismo junto da comunidade estudantil.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.