Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Folha do Centro - Município de Oliveira do Hospital assinala o Dia Mundial  da Consciencialização do Autismo

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital adere à campanha “Ligth it up blue – Acendam a Luz Azul” para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se comemora amanhã, dia 2 de abril.

Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de Abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, para ser considerado todos os anos, e desde então o movimento mundial “Ligth it up blue” tem reforçado as campanhas de sensibilização junto da população para o tema do autismo, nomeadamente através da iluminação em azul de vários monumentos no mundo inteiro.

O Município de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Saúde e com o Gabinete de Ação Social e Saúde (GASS), associa-se, uma vez mais, à Federação Portuguesa de Autismo, parceira de Autism-Europe e Autism Speaks, a maior organização americana de autismo, juntando-se à Campanha Mundial Acendam a Luz Azul (Ligth it up blue), pelo que ao longo de todo o dia irá permanecer acesa uma luz azul nos Paços do Município.

Com o objetivo de sensibilizar a população, desmistificar a problemática do autismo e perseguir um maior envolvimento na iniciativa, o Município de Oliveira do Hospital convidou todos/as os/as seus/suas colaboradores/as a Iluminarem-se de Azul, isto é, a vestirem uma peça de roupa azul, como forma de chamar a atenção para o problema. Um desafio que lança, igualmente, a outras entidades concelhias como Escolas e IPSS.

O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, que afeta uma criança em cerca de cada 110, nos Estados Unidos. É uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial e estima-se que afeta cerca de 67 milhões de pessoas no mundo.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.