Município de Oliveira do Hospital classifica-se como o terceiro melhor exemplo de boa governação local em Portugal

ESTUDO_QUALIDADE DA GOVERNAÇÃO

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos  avaliou a qualidade da governação local nos 308 municípios portugueses.

Oliveira do Hospital está entre os três primeiros municípios do país classificados como melhores exemplos de boa governação local, no estudo “Qualidade da governação local em Portugal” que foi divulgado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FMS), na Jornada do Poder Local, em Portalegre.

Neste estudo editado pela FMS, o trabalho das autarquias é analisado em cinco dimensões  –”Voz dos cidadãos e prestação de contas”; “Estabilidade Política”; “Eficácia governamental”; “Acesso e regulamentação do mercado” e “Estado de direito e prevenção da corrupção”  – e 22 indicadores como, por exemplo, a transparência, gestão da dívida, procedimentos de contratação pública ou a qualidade dos contratos submetidos à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

Depois de ponderados todos os resultados alcançados naqueles cinco pontos de um estudo que avalia a qualidade da governação local nos 308 municípios portugueses, o Município de Oliveira do Hospital acaba assim por ver o seu desempenho autárquico premiado com um terceiro lugar ao nível dos autarquias consideradas como “melhor exemplo de governação local”. O primeiro lugar foi obtido pelo Município da Mealhada, seguindo-se Abrantes.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, congratula-se  por esta distinção ao mais alto nível, sublinhando que está em causa um estudo efetuado por um instituição altamente reputada, como é a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que avalia a qualidade da governação local em Portugal.

O autarca observa também que Oliveira do Hospital tem vindo a afirmar-se cada vez mais como um município em que as boas práticas de governação vêm sendo reconhecidas e premiadas por diversas instituições, notando ainda que os oliveirenses devem estar orgulhosos por verem o seu município ser classificado como o terceiro melhor exemplo de governação em Portugal.

Frisando que este terceiro lugar, entre 308 municípios, tem um significado muito importante, o autarca observa também que está em causa o resultado de todo um trabalho e esforço coletivo da equipa que lidera em prol do desenvolvimento e do bem estar dos cidadãos.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.