Município de Oliveira do Hospital promove nova edição da formação “Oficina do Território”

Formação_ Oficina Território

Está a decorrer, esta semana, uma nova edição da formação “Oficina do Território: um programa educativo para Oliveira do Hospital”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital com vista à preparação da oferta de AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular em Oliveira do Hospital.

Tendo como promotores o Município de Oliveira do Hospital e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, esta oferta pioneira foi lançada no verão de 2017 tendo vindo a decorrer nos anos letivos seguintes. Esta terceira formação dirigida a professores e técnicos, que hoje iniciou, conta com 25 inscritos que, durante os próximos dias, vão explorar esta temática preparando-se para que no arranque do próximo ano letivo possam concorrer e desenvolver esta oferta educativa diferenciada junto dos alunos do 1.º ciclo.

A Oficina do Território é um projeto educativo inovador do concelho de Oliveira do Hospital, integrada no seu Projeto Educativo Local e concretizando-se numa AEC para os 2.º, 3.º e 4.º anos e tem como principal objetivo aumentar o conhecimento e gosto das crianças e jovens sobre o seu território.

Pretende-se aumentar o conhecimento e interesse no território por parte das crianças e jovens de Oliveira do Hospital; desenvolver competências de estudo, criatividade, resolução de problemas, autonomia e responsabilidade nos jovens; e implementar atividades pedagógicas dinâmicas para exploração dos conteúdos do território, como é o caso da metodologia de projeto e do jogo. Desde o seu início que são explorados dois grandes grupos temáticos; “O meu lugar” e “O meu concelho” ficando à escolha dos alunos os subtemas que exploram, ao longo do ano letivo, sob a metodologia de projeto.

O nosso território assume particular relevância nas nossas vidas constituindo parte da nossa identidade e, se for explorado como fonte de aprendizagem, pode ser potenciador de muitas competências e descobertas sobre nós e os outros. É neste âmbito que a autarquia tem vindo a apostar nesta oferta educativa, através da qual pretende potenciar novas metodologias educativas que, ao mesmo tempo que se explora o território e o meio, se reforçam competências de escrita, comunicação, autonomia, responsabilidade, bem como outras que permitam aos nossos jovens reconhecer, saber estar e participar em sociedade.

Refira-se ainda que os trabalhos elaborados pelos alunos que frequentam a AEC “Oficina do Território” têm vindo a ser patentes ao público em diversos momentos, como foi o caso da Feira do Livro, no final de maio, encontrando-se agora o conjunto de trabalhos expostos em duas mostras que podem ser visitadas e conhecidas de perto nas Bibliotecas Públicas Municipais, em Oliveira do Hospital e em Lagares da Beira.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.