Município de Oliveira do Hospital promoveu o I Colóquio “Terras de Ulvária”

I COLÓQUIO TERRAS DE ULVÁRIA

I COLÓQUIO TERRAS DE ULVÁRIA O Município de Oliveira do Hospital promoveu no passado dia 18 de abril, o I Colóquio “Terras de Ulvária”, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O colóquio teve lugar no auditório do Centro Interpretativo das Ruínas Romanas da Bobadela, e contou na sessão de abertura com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e da diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, e de uma intervenção de Antero de Carvalho, da Direção Regional de Cultura do Centro.

Pela manhã foi abordado o tema “Monumentos Funerários Pré-Históricos no concelho de Oliveira do Hospital – escavação, restauro e valorização” com a presença dos técnicos Luís Filipe Coutinho, João Perpétuo e Joaquim Garcia, da Arquehoje, culminando com uma visita guiada às Ruínas Romanas da Bobadela, com a presença da figura de Júlia Modesta, sacerdotisa da Splendidissima Civitas de Bobadela.

Os trabalhos prosseguiram durante a tarde com a discussão de vários temas por diversos especialistas que se associaram ao I Colóquio “Terras de Ulvária”. Assim, Pedro Carvalho (Faculdade de Letras da Univ. Coimbra) abordou “Bobadela Romana, Splendidissima Civitas: Cidade e Território”. Pela CIM Região de Coimbra foi igualmente apresentado o seu mais recente produto turístico denominado “As mulheres e os lugares”. Refira-se que os painéis da tarde contaram também com a presença do Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património, cabendo  ainda a Rui Pedro Lamy, da Etno, falar sobre “Linguagem audiovisual na salvaguarda do património”.

Após a sessão de encerramento pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, os participantes seguiram para uma visita ao Museu do Azeite, com degustação de produtos locais de qualidade.

Com este encontro científico, que terá uma periodicidade anual, o Município de Oliveira do Hospital pretende contribuir para o estudo, preservação e divulgação do vasto e rico património histórico-arqueológico do concelho de Oliveira do Hospital. Para a sua realização conta ainda com a parceria de entidades como a Direção Regional de Cultura do Centro, da Direção-Geral do Património Cultural, e do Centro de Formação Associação Escolas Coimbra Interior.o Escolas Coimbra Interior.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.