Município promove reflorestação no baldio de Rio de Mel

Folha do Centro - Município promove reflorestação no baldio de Rio de Mel

Área tinha sido atingida pelo violento incêndio do verão passado.

O Município de Oliveira do Hospital promoveu este sábado uma ação de reflorestação no baldio de Rio de Mel, na freguesia de S. Gião, no âmbito da iniciativa “Oliveira do Hospital trata bem o ambiente”. No local foram plantados cerca de 1200 pinheiros mansos, numa acção que teve como objectivo repor a vegetação ardida no grande incêndio de Setembro de 2012, que consumiu mais de 560 hectares de mata e pinhal.
Desde 2010 que o Município tem apostado na reflorestação de áreas do concelho, na sua maioria fustigadas pelos incêndios, com recurso a espécies autóctones, contabilizando-se já 15 hectares plantados e valorizados. Estas ações, inseridas nos objetivos da Agenda 21 Local para Oliveira do Hospital, já foram dinamizadas no Perímetro Florestal Nossa Sra. das Necessidades (Gramaça, Aldeias das Dez), no Vale da Madrana (Chamusca da Beira, Lagos da Beira) e na Área Baldia das Rodas (Merujais, Penalva de Alva), a que se acrescentam plantações simbólicas de espécies autóctones no Parque dos Marmelos e Parque do Mandanelho.
Em 2013, o Município de Oliveira do Hospital avançou com mais uma iniciativa, que denominou, “Oliveira do Hospital trata bem o ambiente” e que teve início, no passado dia 15 de março, numa ação de reflorestação na Quinta da Serrana, freguesia de Ervedal da Beira, com a plantação de 170 carvalhos pelos alunos do 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas da Cordinha. Seguiu-se uma plantação simbólica de 12 árvores, no Parque do Mandanelho, para assinalar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, envolvendo também a instituição de apoio a pessoas com deficiência – ARCIAL. Ainda no passado dia 24 de março, teve lugar a ação cívica/ambiental “Limpar Portugal em Oliveira do Hospital”, no âmbito da iniciativa “Limpar Portugal 2013 – Responsabilizar Portugal”, este ano dedicada à sensibilização/educação ambientais, através de uma Caminhada Ecológica pelo percurso pedestre “A Marcha dos Veteranos”.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.