Município promoveu potencial turístico na BTL

Folha do Centro - Município promoveu potencial turístico na BTL

Oliveira do Hospital colocou à prova as suas maravilhas gastronómicas.

O Município de Oliveira do Hospital marcou presença, uma vez mais, na BTL – Feira Internacional de Turismo, em Lisboa no dia 2 de março para promover o potencial turístico do concelho e os grandes certames, realizados anualmente, como a Festa do Queijo e EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.
O convite “Venha e Visite Oliveira do Hospital. Venha e Descubra Oliveira do Hospital” foi lançado aos visitantes da Bolsa de Turismo durante os cinco dias do certame, com a divulgação de diverso material informativo sobre a diversidade turística que pode encontrar quem visita o concelho. Oliveira do Hospital esteve representada no stand da ADIBER, numa ação desenvolvida pelos quatro municípios da Beira Serra, que em conjunto promoveram o território e todo o potencial que tem para oferecer aos visitantes. A divulgação foi igualmente concretizada no espaço da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) no stand do Turismo Centro de Portugal, este ano o destino convidado da BTL.
Foi precisamente nestes dois stands que, no sábado, o concelho oliveirense se promoveu ao mais alto nível, marcando presença com uma comitiva de convidados que levou até aos visitantes da BTL o melhor que por cá se faz e se pode usufruir. Como vem sendo hábito, a representação concelhia fez-se acompanhar por um grupo cultural. Este ano o convidado foi o Grupo de Cantares de Nogueira do Cravo, que interpretou algumas músicas do seu repertório, na sua maioria constituído por cancioneiro local e regional.
As duas presenças no Espaço Beira Serra e no Espaço CIMPIN foram aproveitadas para a divulgação dos programas da XXII Festa do Queijo Serra da Estrela, que se realiza no próximo fim de semana, a 9 e 10 de março, e da ExpOH 2013. Pela primeira vez, integrou a representação do Município um artesão de uma das casas mais antigas de fabrico e comercialização do cobre que, in loco, demonstrou como se trabalha este material. Esta ação foi desenvolvida no âmbito da promoção da localidade de Catraia de S. Paio como Capital do Cobre e do Latão, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital.
Oliveira do Hospital levou ainda na bagagem os melhores sabores, produto dos saberes ancestrais, e que colocou à prova em dois momentos de degustação. Queijo Serra da Estrela, requeijão, enchidos, broa, bolos, mel, compotas, pêra passa de S. Bartolomeu e vinho confortaram o palato dos inúmeros visitantes que pararam junto dos stands.
Um conjunto de bons motivos para uma visita ao território do concelho de Oliveira do Hospital, como frisou a vereadora da Cultura, Graça Silva, que nas intervenções que fez em ambos os espaços dirigiu o convite ao público para que visite o concelho onde encontrará a melhor gastronomia e um património paisagístico e monumental inigualável, complementado por um conjunto de eventos realizados ao longo do ano.
De referir ainda que os momentos de degustação e distribuição do material informativo contaram com a colaboração dos alunos da escola profissional EPTOLIVA e que no dia 28 de fevereiro o Queijo Serra da Estrela produzido no concelho integrou um “Amuse Bouche” confeccionado pelo Chef Flávio Silva, do Hotel Villa Pampilhosa, durante a ação “Sabores do Pinhal Interior Norte” dinamizada no espaço da CIMPIN.

 

 

 

 

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.