Município reforça apoio ao empreendedorismo local

Empreender+ 2013

Concurso de “Ideias de Negócio” vai premiar mais projetos em 2013.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai reforçar o apoio ao empreendedorismo local, pretendendo premiar, já este ano, mais projetos empresariais, no âmbito do Concurso Municipal de “Ideias de Negócio”. Lançado ainda pelo anterior executivo camarário, este Concurso tem vindo a revelar-se um incentivo ao aparecimento de novos negócios no concelho, tendo premiado em 2012 três projetos novos empresariais que receberam recentemente da autarquia um prémio pecuniário, num totalde 32.500 euros. Uma verba entregue, no mês passado, aos jovens vencedores do Concurso “Empreender +”que se destacaram, pelas suas ideias inovadoras, nas áreas agro alimentar e saúde.
Apesar do regulamento prever apenas três prémios pecuniários, aos três melhores projetos, o presidente do Município fez saber que muitos outros mereciam também ganhar, pelo que, este ano, decidiu, além da atribuição dos prémios, avançar com menções honrosas a mais três candidatos e as mais ideias de investimento para o concelho.
A edição de 2013 terá assim várias novidades, desde logo o aumento do valor dos prémios: de 32, 500 euros, o Município vai investir 40 mil euros para alavancar novas ideias de negócio, e tal como explicou o vice presidente da Câmara, na apresentação da edição de 2013 do “Empreender +” vai haver lugar a alterações na tipologia dos prémios, estando previstos além do “primeiro, segundo e terceiro prémios, duas menções honrosas que serão premiadas também com incentivos financeiros”.
José Franscisco Rolo lembrou também que este é um projeto que tem vindo em crescendo, tendo atingido em 2012 o número recorde de candidaturas- ao todo 15 – o que segundo o vereador tem também a ver com a “já longa cultura de empreendedorismo de base local” existente em Oliveira do Hospital, mas também com a criação, por parte do Município, de um ambiente cada vez mais propicio ao empreendedorismo e ao aparecimento de novos negócios.
A abertura das candidaturas está prevista para 15 de maio, encerrando a 15 de setembro. O concurso não é exclusivo para o concelho, como fez questão de frisar na apresentação Francisco Rolo, podendo haver candidatos de toda a região desde que os projetos sejam para “materializar” em Oliveira do Hospital.
Um novo figurino que vai contar também com novos parceiros, nomeadamente a ADIBER que, enquanto entidade promotora do desenvolvimento da Beira Serra, vai passar a integrar o júri deste concurso. Miguel Ventura, o presidente, não tem dúvidas que esta é uma iniciativa que é já uma referência no empreendedorismo nesta região, na medida em que tem incentivado iniciativas empresariais que são “um sucesso reconhecido neste território”.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.