Nelas abre as portas a mais uma Feira do Vinho do Dão

Folha do Centro - Nelas abre as portas a mais uma Feira do Vinho do Dão

Certame será marcado pelo lançamento da 1ª pedra do futuro Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho.

Constitui o principal evento da Região Demarcada do Vinho do Dão e vai este ano para a sua 22ª Edição. Trata-se da Feira do Vinho de Nelas e abre as portas no fim de semana de 6, 7 e 8 de setembro no largo do Município, onde durante três dias de certame vão decorrer diversas provas orientadas de Vinho do Dão por conceituados escanções, provas de Queijo Serra da Estrela, Azeite, Mel, Chocolate, Pão, Enchidos, Sessões de Cozinha ao vivo para adultos e Cozinha Infantil, com o objetivo de alertar as crianças para os benefícios de uma alimentação saudável.
A animação de elevada qualidade promete ser também uma constante, estando programadas atividades lúdicas e de desporto, incluindo animação infantil, arruadas, torneios de futebol, maratona de BTT, e atuações de ranchos folclóricos e fanfarras.
Do programa desta 22ª edição destaca-se a assinatura do protocolo entre a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a CIM Dão Lafões para a criação da Rota dos Vinhos do Dão e ainda o lançamento da primeira pedra do futuro Centro de Interpretação da Vinha e do Vinho, nas antigas instalações da adega cooperativa de Nelas, que agora pertencem à empresa Lusovini.
Cerca de 100 expositores, a maioria produtores de Vinho do Dão, voltam a preencher a Praça do Município, num evento que, este ano, promete ser ainda mais mediático, com a transmissão em direto do famoso programa de domingo da TVI “Somos Portugal”. Tal como vem habitando os visitantes, a Feira terá ainda como ponto forte o “Espaço de Formação” dedicado a provas orientadas de produtos endógenos. De realçar a presença do conhecido provador de azeites, Francisco Pavão, que vai orientar uma iniciação à prova, um showcooking produzido pelo chef Carlos Fernandes da Dão Sul/ Global Wines, e ainda uma prova de vinho com queijo Serra da Estrela, orientada pelo conhecido enólogo do Dão João Paulo Gouveia juntamente com o engenheiro da ANCOSE, João Madanelo.
Além destas provas, destaque ainda para o momento “Terroir do Dão” dirigido a um público mais restrito (limitado a 15 pessoas) cujo objetivo é dar a conhecer vinhos distintos do Dão. Os mais gulosos poderão ainda degustar chocolate e doces conventuais noutro espaço de prova orientada, durante os dois dias de feira. Um certame que será ainda marcado pela homenagem a personalidades ligadas à produção de vinho, numa organização da Confraria dos Enófilos do Dão, e que deverá assinalar o arranque da 22ª edição da Feira do Vinho.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.