Oliveira do Hospital organizou mais uma Feira do Livro

Folha do Centro - Oliveira do Hospital abre as portas a mais uma Feira do Livro

Município também vai às compras e anuncia aquisição de livros para bibliotecas do concelho.

O Município de Oliveira do Hospital organizou a 8ª edição da Feira do Livro, numa iniciativa que contou uma vez mais com a participação das principais papelarias e livrarias do concelho. Um evento que tendo como objetivo principal a promoção do livro e da leitura, numa altura de crise, se assume também como uma “oportunidade de negócio” para os empresários do setor.
“É uma aposta clara no incentivo à leitura, mas há aqui também uma componente económica de apoio ao comércio de Oliveira do Hospital que tem de ser considerada”, afirmou na abertura do certame, o vice presidente da Câmara e também presidente da ADI, José Francisco Rolo, que enquanto dirigente da Associação parceira desta 8ª edição da Feira do Livro, aproveitou para apelar uma vez mais às compras no comércio local, neste caso às compras “nas livrarias de Oliveira do Hospital. “É um evento que já vai na 8ª edição, está consolidado, faz parte da oferta cultural do concelho e do estímulo obrigatório que o Município tem de dar aos livreiros de Oliveira do Hospital”, acrescentou ainda o autarca.
Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, sublinhou a importância deste tipo de certames numa altura particularmente difícil também para o comércio local e em concreto para o setor livreiro. “Sabemos hoje que este setor atravessa dificuldades, porque as pessoas podem prescindir de um bom livro, mas não podem prescindir da comida” e “o que se passa é que hoje as pessoas não têm poder de compra”, afirmou o edil, prometendo dar “ajuda” ao negócio, através da aquisição de um conjunto de obras diretamente aos livreiros locais para rechear as bibliotecas do concelho.
“Devemos entender esta iniciativa como uma oportunidade de negócio, e uma forma do Município apoiar o comércio local, e nesse sentido vamos adquirir um conjunto de livros para as nossas bibliotecas às nossas papelarias e livrarias, em vez de o fazermos às editoras”, anunciou o presidente, levando desta forma a Câmara Municipal “às compras”. Um apoio que vem reforçar uma outra medida posta em prática já no início do ano escolar relativamente à aquisição no comércio local dos manuais escolares que o Município atribui gratuitamente às famílias carenciadas.
A 8 ª edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital arrancou com o lançamento de mais uma obra de um autor concelhio, José Carvalho, que acaba de editar, com o apoio da autarquia, a obra “Fantasias e Realidades”, juntando-se assim à “galeria” de autores oliveirenses que vê publicada a sua obra em livro.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.