Oliveira do Hospital comemorou Dia Mundial da Saúde Mental com vasto painel de especialistas

saúde mental1

O Município de Oliveira do Hospital comemorou, no passado dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, com um variado programa ao longo do dia e que contou com um vasto painel de especialistas, no auditório da Caixa Crédito Agrícola.

Este ano, por força maior, os incêndios foram o grande tema desta conferência, organizada pela Administração Regional de Saúde do Centro.

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e responsável pelos Pelouros da Ação Social e Saúde, enalteceu o gesto da organização pelo facto de ter escolhido o concelho oliveirense para ser palco do evento.

“Somos terra de bom acolhimento, uma terra que há um ano foi fustigada por um violento incêndio que, para além de ter queimado a nossa floresta, empresas e empregos, também queimou a resistência de muitas pessoas. Todos nós ficámos afetados”, afirmou José Francisco Rolo. Para o vice-presidente, ainda agora, um ano após o grande incêndio, “há um sentimento de perda na comunidade, da qual se está a renascer e a recuperar”.

Na sessão não faltaram palavras de apreço à Equipa de Saúde Mental Comunitária Pinhal Interior Norte que tem feito um “trabalho inexcedível”, no apoio às vítimas dos incêndios de 15 de outubro de 2017.

Neste momento, segundo adiantou José Francisco Rolo, a equipa coordenada por Célia Franco acompanha “cerca de 400 utentes que serão monitorizados durante pelo menos três anos”, criando um “serviço de proximidade nas populações”. “Até 31 de dezembro de 2017 a Equipa realizou 589 consultas”, acrescentou.

Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, na ocasião afirmou que foi crucial a rápida resposta das equipas. “Ninguém estava preparado para estes acontecimentos”, disse, reforçando que “são necessárias estratégias para ultrapassar os trágicos acontecimentos ocorridos no concelho, que muitos enfrentaram com resiliência”.

Segundo o Secretário de Estado, “foi indispensável o papel das equipas que estiveram no terreno naqueles dias, semanas e meses que se seguiram. Sei que estamos no caminho certo”.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.