Oliveira do Hospital concluiu com sucesso a IV Iniciativa Competências para o Desenvolvimento

Folha do Centro - Oliveira do Hospital concluiu com sucesso a IV Iniciativa Competências para o Desenvolvimento

Empreendedorismo, capacitação, qualificação, emprego e inovação são algumas palavras-chave que marcaram as últimas semanas em Oliveira do Hospital durante as quais decorreu a “IV Iniciativa Competências para o Desenvolvimento”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital.

Com uma programação alargada que englobou diversas atividades e mobilizou vários parceiros, a 4.ª edição da “Iniciativa Competências para o Desenvolvimento” procurou mobilizar toda a sociedade para os valores do trabalho e da auto-capacitação. Nesse sentido foi feita uma aposta num programa mais alargado e dirigido a públicos específicos como os estudantes, os desempregados e o setor empresarial.

Com um balanço muito positivo, esta 4.ª Iniciativa constituiu mais um contributo para a criação, a partir de Oliveira do Hospital, de um movimento regional de estímulo à empregabilidade e combate ao desemprego, desígnio que sempre foi assumido como prioridade pela Câmara Municipal.

Sob o lema “Inovação, Criatividade e Empreendedorismo”, entre 28 de abril e 24 de maio, foram dinamizadas várias iniciativas: “Sessões Garantia Jovem” dirigidas a jovens desempregados, pelo IEFP; as jornadas de reflexão estratégica “Be In – Integrar para Fazer – Oliveira do Hospital 20-20” dinamizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP); e a final do “Concurso Municipal de Ideias de Negócio – Semana do Empreendedorismo nas Escolas”. Além das conferências “Empresas de/para o Futuro” e “Empregos de/para o Futuro” dirigidas a empresários, estudantes e desempregados, respetivamente, um dos pontos altos da programação foi a realização da “IV Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo” onde estiveram presentes 25 entidades. No dia 16 de maio também decorreram os “Dias Abertos” dirigidos aos alunos e suas famílias, na EPTOLIVA, ESTGOH, BLC3 e no CQEP do AEOH, para a ‘descoberta’ destes serviços.

Nesta última semana foram conhecidos os vencedores do Concurso Municipal de Ideias de Negócio “Empreender + Oliveira do Hospital 2013” tendo sido atribuídos prémios no valor de 40 mil euros e foi dinamizada uma mesa redonda sobre “Certificação de Qualidade de Respostas Sociais” dirigida às IPSS concelhias. Constituiu-se como um espaço de partilha de experiências entre as instituições que já têm respostas sociais certificadas e as que têm os seus processos de qualificação em curso, num claro incentivo a que as restantes iniciem este processo rumo ao futuro. Este sábado, a ESTGOH entregou as cartas de cursos aos alunos que ali concluíram os cursos superiores.

O vice-presidente, José Francisco Rolo, responsável pela “Iniciativa Competências para o Desenvolvimento” refere que “é uma forma de unir e pôr a trabalhar em conjunto várias entidades para o mesmo fim: centrar-se no objetivo de que só há desenvolvimento com pessoas; valorizar as atividades produtivas e empresariais; orientar alunos e famílias incentivando ao prosseguimento de estudos; trabalhar em conjunto com as pessoas desempregadas, o IEFP e o GIP para encontrarem as oportunidades de trabalho ou a formação adequada”.

Frisando que a “Iniciativa Competências para o Desenvolvimento” tem como “objetivo envolver toda a comunidade nas questões do desenvolvimento: a escola, as empresas, as famílias, os alunos, o IEFP e os setores ligados à inovação”, José Francisco Rolo acrescenta que pelo “envolvimento conseguido, estamos em crer que constituiu um sucesso. Por exemplo um dos momentos mais interessantes foi discutir com jovens alunos do ensino secundário e empresários quais são os empregos de futuro”.

A “IV Iniciativa Competências para o Desenvolvimento” foi promovida pelo Município de Oliveira do Hospital numa parceria alargada com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital; a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra; o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH); a Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEOH; a BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro; a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital; a ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital; o GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Oliveira do Hospital; e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.