Oliveira do Hospital convidado para fórum que reuniu municípios sustentáveis

Folha do Centro - Oliveira do Hospital convidado para fórum que reuniu municípios sustentáveis

Oliveira do Hospital foi um dos municípios convidados para um fórum, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), esta terça-feira, 11 de fevereiro, na Agência Portuguesa do Ambiente que reuniu os designados “municípios sustentáveis ECOXXI”. Oliveira do Hospital esteve entre os municípios oradores juntamente com Lisboa, Amadora, Cascais e Santo Tirso, que foram convidados para dar o seu testemunho de projetos ou iniciativas reconhecida como boa prática sustentável e que, no caso de Oliveira do Hospital foi distinguido em 2013 com o galardão da sustentabilidade ECOXXI.

Foi orador na sessão o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo que além do enquadramento do município em termos geográficos e socioeconómicos, apresentou o AtivoSociais – Programa de Apoio e Integração Social, reconhecido no indicador Emprego.

Recorde-se que o galardão ECOXXI foi atribuído, em setembro do ano passado, a Oliveira do Hospital que se distinguiu, no primeiro ano em que apresentou a candidatura, por ter sido melhor classificado em três indicadores: Emprego; Agenda 21 Local e Participação Pública; Gestão e Conservação da Floresta.

Neste encontro, o também vereador do pelouro da Ação Social teve oportunidade para dar a conhecer o AtivoSociais, programa desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital através do Gabinete de Inserção Profissional e do Gabinete de Ação Social e Saúde.

Este programa, pioneiro a nível nacional, destina-se a promover a empregabilidade através da aplicação de medidas concretas de combate ao desemprego de longa duração e de apoio à integração de jovens no mercado de trabalho, muitos deles à procura do primeiro emprego. Conta com a parceria de diversas entidades da economia social do concelho, entre IPSS, Juntas de Freguesia, Associações de Desenvolvimento e sectoriais, como explicou o responsável que deu também a conhecer aos participantes nesta ação, os resultados obtidos até ao momento – a criação de mais de uma centena de postos de trabalho. Dos quais, até ao momento, depois da conclusão dos Contratos de Apoio, 51% dos beneficiários têm vindo a ser integrados nas várias entidades empregadoras, o que demonstra o sucesso e cumprimento das metas definidas para o AtivoSociais. Foram também apresentadas as propostas das novas linhas de ação para o AtivoSociais 2014-2015.

O sucesso deste programa esteve ainda na génese da distinção atribuída a Oliveira do Hospital como um dos “Melhores Municípios para Viver 2013”, no domínio “Economia”, pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o jornal “Sol”. Este foi também um dos aspetos abordados pelo vice-presidente José Francisco Rolo que realçou ainda o facto do Município de Oliveira do Hospital desenvolver várias parcerias com a ABAE das quais têm resultado a atribuição também dos galardões Eco-Escolas; Bandeira Azul – Praia Acessível; ECOXXI e Green Key/Chave Verde direcionado para os operadores turísticos.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.