Oliveira do Hospital entra no espírito carnavalesco

Folha do Centro - Oliveira do Hospital entra no espírito carnavalesco

Lagares e Nogueira preparam três dias de intensa folia.

O concelho de Oliveira do Hospital está até à próxima quarta-feira no espírito carnavalesco, com a saída às ruas dos já tradicionais corsos em Lagares da Beira e Nogueira do Cravo.

Com mais de três décadas de existência, o carnaval de Lagares promete, como sempre um programa recheado de animação e folia, o que faz deste evento um dos maiores e melhores da Beira Serra. Apesar da crise que a todos assola, e em particular a organização – a cargo dos Bombeiros Voluntários Lagarenses, o coordenador da edição deste ano, Luís Alberto garante que o carnaval de Lagares não vai dececionar ninguém, pelo contrário “temos carros com muita qualidade artística, superior até ao ano passado”.

Como já é tradição, o desfile carnavalesco realiza-se apenas no dia de terça-feira, estando prevista a saída de 14 carros alegóricos num total de cerca de 350 figurantes dos diferentes bairros da vila lagarense. “Esta é sem dúvida a maior festa de Lagares da Beira, mas queremos torná-la ainda maior”, garante Luís Alberto, deixando o desafio a outras freguesias para se associarem a este evento que, de uma vez por todas, pretende extravasar as “fronteiras da freguesia”. “Já tivemos essa experiência com a participação de outras localidades da zona da Cordinha, e queremos definitivamente tornar este desfile ainda maior, com a colaboração de mais pessoas de fora”, entende o coordenador do carnaval de 2014, apostado em dar “uma nova dinâmica” ao evento. “Queremos puxar por outras freguesias e fazer uma coisa ainda com mais qualidade e dimensão”, adianta o mesmo responsável, para quem o carnaval de Lagares tem condições para ser mais “uma marca” promocional do concelho.

Até porque os atrativos deste evento vão muito para além do dia do desfile, conquistando cada vez mais público as famosas “deixas”, cuja leitura acontece na quarta-feira, dia do enterro do entrudo. “Há muito poucos locais onde fazem isto, pelo menos da forma como nós fazemos em Lagares”, afirma aquele elemento da organização, lembrando que as “deixas” são uma oportunidade para as pessoas fazerem alguma crítica ao que corre menos bem na freguesia, sem que “ninguém leve a mal”. “Há cada vez mais pessoas a colocarem deixas, e o que nós notamos é que há cada vez mais pessoas de fora a deslocarem-se para assistir à sua leitura”, garante Luís Alberto, considerando este um “momento alto” do carnaval lagarense em que as “pessoas se divertem”.

Com pouco mais de sete mil euros de orçamento para gastar, a organização conta essencialmente com o empenho e bairrismo da população que, ano após ano, não deixa cair a tradição, disponibilizando-se, durante dias e semanas seguidas, a trabalhar noite e dia para pôr o evento de pé. “Se assim não fosse também não era possível”, conclui aquele diretor do carnaval lagarense, acreditando que se o S. Pedro ajudar, como tudo indica, “este ano contamos ter aqui alguns milhares de pessoas”.

Carnaval Nogueira

De menor dimensão, mas não menos animado, promete ser o carnaval de Nogueira do Cravo, que arrancou já com a tradicional cerimónia de entrega das “chaves aos reis” da edição deste ano. Com desfile marcado para este domingo, até para não colidir com o corso de Lagares, a organização do carnaval nogueirense espera a participação de mais de 300 foliões das várias localidades da freguesia, esperando também com isto poder atrair mais gente e visitantes de fora do concelho. “De ano para ano temos aumentado o número de carros alegóricos e verificamos que o nosso carnaval tem vindo a ganhar adeptos”, garante Luís Nina, o atual presidente da Junta de Freguesia, entidade que preside à organização do evento.

À semelhança do mais antigo carnaval do concelho, também Nogueira quer alargar a “folia” a outras freguesias, e integrar no desfile pessoas de outras localidades vizinhas. “A nossa ideia é estendê-lo à participação de outras freguesias”, refere o autarca, que por estes dias promete fazer esquecer as tristezas em Nogueira, com um programa que se prolonga até à próxima quarta-feira, entre bailes de máscaras e convívios carnavalescos, a acontecerem nas várias sedes de coletividades da freguesia.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.