Oliveira do Hospital foi Parlamento dos Jovens por um dia

Folha do Centro - Oliveira do Hospital foi Parlamento dos Jovens por um dia

Alexandrino advertiu que “nem todos os políticos são maus”.

Oliveira do Hospital recebeu pela primeira vez a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, ao nível do ensino básico, numa iniciativa que contou com a presença de 80 alunos dos 2º e 3ºciclos das escolas do ensino básico do distrito de Coimbra, que foram deputados por um dia.

A Casa da Cultura César Oliveira foi transformada num hemiciclo, onde os jovens deputados e “os respetivos grupos parlamentares” puderam apresentar as suas propostas de resolução em matéria de drogas e outras dependências, numa sessão que proporcionou às escolas participantes a vivência das sessões parlamentares da Assembleia da República.

Os trabalhos, conduzidos pela aluna Ana Pereira, contaram na sessão de abertura com a presença do autarca de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que se congratulou pelo facto de receber aqui esta iniciativa, até porque, ao longo dos anos “a escola secundária tem tido uma boa e dignificante participação neste projeto, fomentando nos seus alunos os valores da cidadania”. Valores que o ex professor e atual presidente de Câmara, acredita não andarem arredados da política e dos políticos, havendo “bons e maus” tal como “no futebol ou nas artes”. “Não acreditem no descrédito de que se fala no país em relação aos políticos, há muitos que servem muito bem a causa pública e as suas populações”, advertiu Alexandrino, congratulando-se pelo parlamento jovem ter vindo até Oliveira do Hospital para debater um tema que é “hoje um flagelo da sociedade”, “roubando a vida a muitos jovens”.

Também o presidente do Conselho Administrativo Provisório do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Albano Dinis, considerou a escolha de Oliveira para a sessão distrital do parlamento dos jovens “merecida”, na medida em que “já é longa a tradição de participação neste projeto”, nomeadamente por parte da escola secundária.

Uma escolha para a qual contribuiu a “cunha” da atual vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, que fez questão que esta sessão se realizasse este ano na sua terra. Também ela considera este projeto importante para os mais jovens conhecerem melhor o trabalho dos políticos, e para ficarem até com uma imagem diferente do seu dia a dia, pois “há deputados que trabalham muito em prol das suas populações”. (leia mais na edição impressa)

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.