Oliveira do Hospital presta homenagem a filhos e instituições “distintas”

Folha do Centro - Oliveira do Hospital presta homenagem a filhos e instituições “distintas”

Santa Casa da Misericórdia de Galizes recebe a mais alta distinção do Município – a medalha de Ouro.

O Município de Oliveira do Hospital assinala, esta quarta-feira, o seu Feriado Municipal com um vasto programa de atividades que têm como ponto alto a habitual sessão solene, a partir das 10H00, altura em que serão atribuídos os galardões municipais a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.

Na cerimónia que terá lugar na Casa da Cultura será atribuída a medalha de ouro, a mais alta distinção municipal, à Santa Casa da Misericórdia de Galizes, Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1668, e que tem desenvolvido a sua ação, pautada pela solidariedade social, especialmente nas áreas da deficiência, família e infância e ainda na terceira idade.

CooperativaA lista de homenageados contempla ainda a Cooperativa Agropecuária da Beira Central, CRL, que comemorou o seu 50º aniversário em 2014, e que se assume como um importante polo dinamizador da atividade agrícola da região, e que receberá a Medalha de Mérito Municipal.

FranciscoIgual galardão será atribuído às personalidades: Francisco Borges Garcia, nascido em Lagares da Beira, professor primário e com um vasto currículo de participação cívica e política enquanto vereador e membro da Assembleia Municipal eleito pelo PS;

higinoHigino da Costa Borges que receberá a medalha a título póstumo, natural de Seixo da Beira onde foi presidente da Junta de Freguesia e desenvolveu uma importante ação para o desenvolvimento da freguesia bem como no Clube Desportivo Recreativo Vasco da Gama;

ManuelManuel Oliveira Cruz, de S. Gião, com um currículo invejável enquanto executante da Filarmónica Sangianense, contando com 70 anos ao serviço da música;

Vicentee Vicente da Costa Pinto, natural de Meruge, médico veterinário desde 1955 que desenvolveu a sua atividade profissional na região, tendo ocupado o cargo, em comissão de serviço, de Diretor Regional da Agricultura da Beira Litoral, tendo estado ainda ligado à elaboração do Programa da Ovinicultura para a área de produção do Queijo Serra da Estrela.

Nesta sessão solene serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho – Inês Lopes Garcia (10.º ano, AEOH), Inês Ventura Pereira (11.º ano, AEOH), Miguel Simões Carreiró (12.º ano, AEOH), Beatriz Henriques Rodrigues (curso profissional Técnico Gestão do Ambiente, AEOH), Andreia Piedade Sêco (Licenciatura Administração e Finanças, ESTGOH) seguindo-se a entrega dos prémios do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, Empreender+. Já durante a tarde, com início às 16H00, decorrerá a cerimónia de assinatura de protocolos com os grupos culturais e desportivos concelhios, seguindo-se um concerto pelo grupo “Overlay”, premiados do “Soltem Talentos 2015”.

As comemorações do Feriado Municipal iniciaram-se no dia 1 de outubro com o hastear da “Bandeira ECOXXI 2015 – Municípios Sustentáveis”, e, desde o dia 2, está patente a exposição “Da Implantação da República ao Feriado Municipal”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

No dia 3, enquadrada neste programa comemorativo, houve também um conjunto de atividades desportivas – “mOHve-te pelo Coração” – no âmbito do Dia Mundial do Coração, e à noite foi promovida uma noite cultural na Casa da Cultura César Oliveira, com um espetáculo de ilusionismo por Telmo Monteiro, e um concerto pela banda “Plano Z”, vencedora do concurso municipal “Soltem Talentos 2015”.

Esta segunda-feira, dia 5 de outubro, às 14h30h, na Casa da Cultura César Oliveira, houve ainda lugar a uma mesa redonda/tertúlia “Luz: Eterno Farol do Conhecimento” por Manuel Dias da Silva, realizada no âmbito do projeto Igualdade Local: Cidadania Responsável. Ontem, terça-feira, destaque ainda para outro momento cultural ao início da noite, 21H00, com a inauguração da exposição de fotografia “Indígenas”, de Milton Guran, seguida de um concerto pelo Grupo Coral Sant’Ana. AS comemorações do Feriado Municipal terminam com um Encontro de Desporto Adaptado, com as modalidades de futebol, atletismo, basquetebol e boccia representadas, no Estádio Municipal e Pavilhão Municipal.

Câmara assina protocolos com coletividades desportivas e culturais

Município financia em 200 mil euros a atividade nestas duas áreas

Aproveitando as comemorações do feriado municipal, o executivo liderado por José Carlos Alexandrino assina com as coletividades desportivas e culturais do concelho protocolos de colaboração, cujo financiamento do Município se situa, este ano, em cerca de 200 mil euros.

Um investimento que o autarca oliveirense, José Carlos Alexandrino, dá de “peito aberto” e sem qualquer constrangimento, julgando que o apoio a estas coletividades é essencial para a formação dos jovens e dos menos jovens, contribuindo para a “diversidade” cultural do concelho, incutindo também, no caso do desporto, hábitos de vida e de trabalho aos seus praticantes.

“Enquanto eu for presidente daremos este apoio às coletividades”, garante o presidente da Câmara, pondo de lado qualquer redução dos subsídios ao desporto, pelo menos nas camadas de formação, e ao movimento cultural, que neste momento, envolve mais de mil pessoas em todo o concelho. “No desporto sénior não ponho de lado no futuro existirem reduções, mas não na formação”, reforçou Alexandrino, lembrando que Oliveira tem uma “diversidade” desportiva que vai muito para além do futebol. “Já vi espetáculos do nosso grupo de ginástica com mais gente a assistir que nos jogos do Oliveira”, referiu, lembrando que este é o maior valor de sempre atribuído às coletividades culturais, que em contrapartida têm que ter atividade plena e disponibilidade para colaborar com as iniciativas realizadas pela Câmara Municipal.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.