Oliveira do Hospital recebe este ano a sessão distrital do Parlamento dos Jovens

Oliveira do Hospital é o município do distrito de Coimbra onde, este ano, se realiza a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, ao nível do ensino básico.

A iniciativa, organizada pela Assembleia da República (AR) em colaboração com outras entidades, nomeadamente o Ministério da Educação e Ciência, decorrerá no próximo dia 24 de março, entre as 9h30 e as 17h30, na Casa da Cultura César Oliveira.

Na sessão solene, em que a cerimónia de abertura será presidida pelo autarca anfitrião – o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino – vai estar também presente um deputado da Assembleia da República e a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.

No auditório da Casa da Cultura César Oliveira estarão 80 participantes – 60 são jovens deputados dos 2º e 3º ciclos do ensino básico do distrito de Coimbra.

Um dos principais objetivos da sessão distrital do Parlamento dos Jovens é proporcionar às escolas participantes a vivência das sessões parlamentares com uma metodologia de debate semelhante à da sessão nacional. Destina-se, também, a tomar as deliberações ao nível do círculo e a eleger os deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens

O Parlamento dos Jovens, uma iniciativa a que o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e o Município de Oliveira do Hospital se associaram, é anualmente organizado pela AR, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.

Neste ano letivo o programa, que decorre sob o tema “Drogas, evitar e enfrentar as dependências”, está a ser desenvolvido por 759 estabelecimentos de ensino do país, sendo que 44 pertencem ao distrito de Coimbra.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.