Oliveira do Hospital volta a estar na rota dos grandes eventos desportivos

Folha do Centro - Volta a Portugal liga três monumentos nacionais em Oliveira do Hospital

Volta a Portugal em Bicicleta e Volta a Portugal do Futuro percorrem várias freguesias do concelho em junho e agosto.

Oliveira do Hospital volta a estar na rota dos grandes eventos desportivos. Depois de um interregno na Volta a Portugal em Bicicleta, a prova rainha do ciclismo português vai regressar ao concelho já no próximo mês de agosto, não na “modalidade” de partidas ou chegadas, mas com passagem por várias freguesias.

Os homens das bicicletas vão pedalar pelas estradas do concelho a 14 de agosto, naquela que é a etapa rainha da prova, com partida da Lousã, subida à Torre e chegada à cidade da Guarda. No concelho oliveirense, está prevista a passagem pelas freguesias de Santa Ovaia, Nogueira do Cravo e Bodabela, sendo que é a primeira vez que algumas destas freguesias são visitadas pelo pelotão da Volta.

A ideia, segundo o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, é fazer com que a Volta possa mostrar a Portugal e ao mundo o vasto património existente nestas localidades, nomeadamente a antiga cidade romana da Bodabela, onde os ciclistas têm passagem prevista junto ao Arco Romano. “É mais uma forma de divulgarmos a Bobadela, com as filmagens que vão ser feitas, porque temos ali uma riqueza de património muito grande”, considerou o edil, que vê a passagem deste acontecimento desportivo pelo concelho como “um investimento”.

“Será um dia muito importante para Oliveira do Hospital, em que vamos divulgar o nosso património”, reforçou ainda o autarca que conseguiu, este ano, o regresso da Volta a Portugal em Bicicleta, embora em moldes diferentes do passado, em que se realizaram houve partidas e chegadas de etapas a acontecer na cidade.

Desta vez, a cidade poderá ver os homens do pedal, na passagem prevista para a Avenida Carlos Campos, que nessa altura já deverá estar praticamente concluída.

Entretanto, e para que a zona norte do concelho não fique de fora dos grandes eventos desportivos, no final deste mês, a 29 de junho, algumas freguesias da Cordinha vão ver passar a Volta a Portugal do Futuro. Esta prova, que atravessa o concelho a norte, irá ter uma etapa a terminar na cidade de Oliveira do Hospital, também na renovada Av. Carlos Campos, que se não estiver totalmente concluída nessa data, terá já, segundo Alexandrino, o tapete definitivo.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.