Oliveira inaugurou cinco percursos pedestres “Pelos Caminhos do Xisto”

Folha do Centro - Oliveira inaugurou cinco percursos pedestres “Pelos Caminhos do Xisto”

O Município de Oliveira do Hospital e a ADXTUR inaugurou, este domingo, cinco percursos pedestres da rede das Aldeias do Xisto do concelho de Oliveira do Hospital. A cerimónia de apresentação dos novos “caminhos” pedestres teve lugar em Aldeia das Dez, junto à Casa do “S”, durante a qual foi inaugurada a Loja do Xisto, um equipamento da responsabilidade da ADXTUR que vai funcionar a partir de agora neste edifício emblemático da freguesia.
Seguiu-se a primeira caminhada, designada de “Rota Imperial”, cujo percurso faz a ligação entre Aldeia das Dez e Avô, e que trouxe os caminheiros novamente ao ponto de partida para uma degustação de produtos regionais.
O concelho de Oliveira do Hospital passa agora a dispor de cinco percursos de pequena rota, devidamente oficializados, que resultam da candidatura do Município oliveirense ao PROVERE/1.3 – Consolidação da Rede de Caminhos do Xisto, medida desenvolvida pela ADXTUR no âmbito das Aldeias do Xisto e que visam valorizar a região geográfica e zona envolvente, de paisagem singular que mistura a rudeza de calçadas romanas com a beleza da floresta e cursos de água.
Quatro destes cinco percursos interligam-se e abrangem um conjunto de pontos de interesse do concelho, possibilitando a visita de variadas combinações de percursos, distâncias e dificuldades. Todos eles têm como denominador comum o “elevado interesse no âmbito do turismo e do lazer”, proporcionando a descoberta de uma área que envolve os vales dos rios Alva e Alvôco, a Serra do Açor e a zona de transição entre o xisto e o granito.
Estes elementos reforçam a estratégia de promoção do potencial turístico do concelho de Oliveira do Hospital promovida pela Câmara Municipal e que visa a divulgação do património nas suas diversas vertentes e a dinamização de ações para atrair visitantes, seguindo o lema “Venha e Visite Oliveira do Hospital”.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.