ORIGENS – Festival Cultural de Travanca de Lagos realiza-se nos dias 17, 18 e 19 de maio

Origens

OrigensOs Jovens da Liga de Iniciativa e Melhoramentos de Travanca de Lagos apresentam mais uma edição do ORIGENS – Festival Cultural de Travanca de Lagos, que decorrerá nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio. À semelhança das edições anteriores pretendem cultivar o “amor à terra, à identidade e à tradição da Beira”. Para isso apresentam um programa multi-artes que pretende agradar aos vários públicos-alvo.

Uma marca que tem provas dadas e é um dos eventos culturais que se destaca no panorama regional pela programação alternativa que tem apresentado. Para este ano reserva algumas novidades, o destaque vai para o regresso do Origens à sua origem, isto é, a primeira edição deste festival realizou-se no coração da aldeia, junto à Igreja Matriz de Travanca de Lagos e é aí que será realizado novamente este ano.

O Origens 2019 começa pelas 21:30h da próxima Sexta-feira, com a actuação de Luís Peixoto, este músico residente de artistas como Dulce Pontes, Sebastião Antunes ou Ana Bacalhau, vem a Travanca de Lagos com o seu espetáculo a solo, uma mistura de instrumentos tradicionais como o Cavaquinho ou a Sanfona com os contemporâneos sons da música electrónica.

No Sábado, também pelas 21:30h, a aldeia de Travanca de Lagos, no Concelho de Oliveira do Hospital, oferece mais uma noite que se inicia com a Peça de Teatro “O Meu Caso” de José Régio, interpretado pelo Curso de Artes de Espetáculo/Interpretação da Eptoliva. A noite continua com a actuação dos Pilha Galinhas que apresentam um repertório de música tradicional portuguesa.

O Origens 2019, termina com uma animada tarde de Domingo. Pelas 15h haverá um Percurso Interpretativo do património de aldeia, uma viagem do Séc. XVII ao Séc. XIX. A festa continua com jogos tradicionais e com a actuação do grupo “Melodias do Campo”.

Durante todo o evento pode ver a exposição de fotografia “Terra Inaudia” de Ângelo Bártolo e Mariana Couto que apresentam o resultado de uma residência artística nesta aldeia. Pode sentir também a Instalação “Travanca de Lagos – Uma Cartografia Sonora” onde Luís Antero nos mostra as paisagens sonoras do quotidiano desta terra que há 7 anos abre as suas portas para receber todos os que quiserem regressar às Origens.

 

FOTOGRAFIAS EDIÇÃO ANTERIOR

https://www.facebook.com/pg/origenscultura/photos/?tab=album&album_id=2150518481641997

 

VÍDEO PROMOCIONAL 2019

https://www.youtube.com/watch?v=9RHMCXCF2bQ&t=3s

 

FACEBOOK

https://www.facebook.com/origenscultura/

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.