“Os Músicos de Bremen”: uma história de amizade na Biblioteca Municipal

Folha do Centro - “Os Músicos de Bremen”: uma história de amizade na Biblioteca Municipal

No âmbito da semana de celebração do Dia dos Namorados, o serviço educativo da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está a dramatizar a história “Os Músicos de Bremen”, inspirada na obra dos Irmãos Grimm. Nesta época dedicada ao S. Valentim pretende-se celebrar o amor entre os amigos e o valor da amizade e a importância de ter amigos na nossa vida, para a nossa felicidade e partilha.

“Os Músicos de Bremen” é uma história que aborda precisamente esta temática. Conta a história de quatro animais – um burro, um cão, um gato e um galo – que, por estarem a fiar velhos e inúteis, são maltratados pelos seus donos. Juntos descobrem uma forma de ser feliz. Ao perceber que maus ventos sopravam para o seu lado, o jumento fugiu e tomou o caminho de Bremen onde sonha ser músico. Depois de percorrer um bocado de estrada deu de cara com um cão de caça, enfraquecido. Mais à frente encontram um gato e depois um galo que se juntam ao grupo e chegam a Bremen com a vontade de formar uma banda musical.

Um dos objetivos desta dramatização, com recurso a fantoches, é o de colocar a criança em contacto com o património literário universal, elemento indispensável na sua formação, e que é também função da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Esta história tem também uma forte componente musical sendo que é selecionada uma canção para cada personagem, que a retrate e cuja letra consiga transmitir a emoção que a personagem está a sentir no momento. O serviço educativo da Ludoteca considera que a componente musical além de ser estimulante na história é também fundamental na formação da criança.

No final da história as crianças são presenteadas com uma canção de origem italiana que retrata diferentes instrumentos e que os animais iriam tocar na banda que pretendiam formar. “Os Músicos de Bremen” é dirigida ao público em idade pré-escolar e que frequenta o 1.º ciclo do ensino básico e está sujeita a marcação prévia. Ainda no âmbito da celebração do amor e da amizade será dramatizado durante este mês um novo conto, “O Casamento da Gata”.

Para efetuar a marcação, as escolas ou outras instituições interessadas devem contactar a Biblioteca presencialmente, através do telefone 238 692376 ou por e-mail – [email protected] – sendo que as dramatizações apresentadas recentemente, como a “História de um Cavaleiro de Ulveira do Espital” ou a “História de D. Afonso Henriques” também podem ser agendadas.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.