Ovelhas vão desfilar nas ruas de Lisboa para promover Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

Folha do Centro - Ovelhas vão desfilar nas ruas de Lisboa para promover Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

Ação de promoção está marcada para a próxima segunda-feira.

Depois da cidade do Mondego, o ano passado, a Câmara de Oliveira do Hospital vai levar, este ano, um rebanho de ovelhas até à capital, como forma de promover a próxima edição da Feira do Queijo que vai ter lugar nos dias 11 e 12, na cidade oliveirense.

A iniciativa que, faz parte da estratégia de promoção do evento, está apenas dependente da autorização da provedora dos animais, que terá de se certificar que o desfile em plenas ruas de Lisboa, tal como já sucedeu em 2016, na Baixa de Coimbra, não irá provocar “stress” às ovelhas.

“Isto é verdade, não sei se sabem mas o PSD o ano passado quis fazer uma corrida entre um burro e um BMW nas ruas da capital e os provedores dos animais vieram a jogo e o PSD teve de retirar a iniciativa”, aludiu o autarca que espera conseguir luz verde para o desfile das ovelhas, na próxima segunda-feira, dia 6, no centro de Lisboa. “Isto são convicções fortes de marketing”, referiu José Carlos Alexandrino, na última assembleia municipal onde deu nota de uma reunião realizada nos últimos dias em Oliveira do Hospital, com o objetivo de preparar já uma grande ação de promoção do queijo Serra da Estrela, em Lisboa, durante o mês de maio, como é anseio há vários anos, pelo menos, dos Municípios de Oliveira do Hospital e Seia.

Presidida por José Carlos Alexandrino, a reunião contou com a presença do presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que se mostrou disponível para apoiar um evento de promoção de gastronomia e vinhos em Lisboa, com grande enfoque no Queijo Serra da Estrela, uma das sete maravilhas da Gastronomia Portuguesa e uma das marcas fortes do Centro de Portugal.

Enquanto anfitrião do encontro, que contou com a presença de vários autarcas da Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela e de responsáveis das associações Ancose e EstrelaCoop, o presidente da autarquia oliveirense, referiu que “este é um projeto que nos deve mobilizar a todos para afirmarmos a nossa região junto do grande mercado da capital e criarmos condições para promover e valorizar economicamente o Queijo Serra da Estrela”.

Para levar por diante esta iniciativa foi criada uma equipa de coordenação da iniciativa que vai apresentar uma proposta de programa a desenvolver em Lisboa e a candidatar a financiamento. Além destas ações promocionais, Alexandrino anunciou ainda estar a trabalhar na construção de um novo PROVERE para a valorização dos queijos DOP do Centro, que abrange os queijos Serra da Estrela, Rabaçal e Beira Baixa, que poderá atingir os três milhões de euros.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.