Pe. António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital, apresenta seu novo livro “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

Folha do Centro - Paróquia recusa pagamentos à GNR por serviços em procissões

No passado domingo, 29 de maio, teve lugar no Pavilhão Multiusos de Oliveira do Hospital, a apresentação do novo livro do Pe. António Loureiro, Pároco de Oliveira do Hospital, intitulado “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”.

A apresentação, que se enquadrou no âmbito da Feira do Livro de Oliveira do Hospital dinamizada pela autarquia, foi conduzida pelo Diácono Francisco Prior Claro, colaborador na Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, e contou com a presença e discurso de abertura do presidente do Município, José Carlos Alexandrino. No final da sessão, a Banda Alpha da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital animou a plateia que encheu por completo o espaço da Feira do Livro.

Sobre o livro “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

A obra agora apresentada resulta de um estudo efetuado pelo autor, no âmbito da tese de licenciatura em Direito Canónico, na Universidade Pontifícia de Salamanca. Dividida em três capítulos, a obra começa por apresentar os fundamentos bíblicos, históricos e canónicos da indissolubilidade matrimonial (1.º Capítulo), para depois expor a práxis na Igreja Ortodoxa a este respeito (2.º Capítulo). No capítulo final, o autor apresenta linhas de ação pastoral e canónica que enquadrem o acesso à Comunhão por parte de fiéis divorciados de matrimónio católico e recasados civilmente. A obra é editada pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital.

Sobre o autor

António Jesus de Melo Loureiro nasceu em 25 de dezembro de 1959. Fez os estudos humanísticos no Liceu José Falcão (Coimbra) e frequentou a Academia Militar. Posteriormente, ingressou no Instituto Missionário Verbum Dei, tendo sido ordenado sacerdote em 22 de julho de 1990, em Loeches (Madrid), e licenciado em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma. Desenvolveu a sua atividade pastoral no Brasil e em Perugia (Itália). Regressou à Diocese de Coimbra em 1999; foi pároco de Mortágua e Diretor Espiritual no Seminário Maior de Coimbra. Concluiu, em 2015, a licenciatura em Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca. Desde setembro de 2012 é pároco na Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.