Praia fluvial de Alvoco das Várzeas hasteou bandeira de ouro

praia alvoco bandeira ouro

É a única zona balnear do concelho a merecer este galardão atribuído pela Quercus.

Ao fim de cinco anos com bandeira azul, a Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas hasteou, domingo passado, pela primeira vez, a bandeira de ouro, símbolo máximo da qualidade das suas águas balneares, mas também de toda a infra estrutura de apoio aos banhistas.

Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco lembrou, precisamente, o esforço do seu executivo, mas acima de tudo o investimento da Câmara Municipal, neste local “privilegiado pela natureza”.

E se em anos anteriores, a qualidade desta praia fluvial já era reconhecida, encontrando-se na rota de uma das melhores da região e do país, o autarca entende que a partir de agora estão reunidas condições “excecionais” para atrair ainda mais visitantes e turistas a esta freguesia, banhada por um dos rios mais límpidos da Europa.

Com um património natural e edificado capaz de potenciar a indústria do turismo, o presidente da Junta garante “não andar a dormir nesta área”, apontando como exemplos da sua ação nesta área, a integração da praia fluvial na Rede das Aldeias de Xisto e mais recentemente a adesão à Rede das Aldeias de Montanha. Apesar de todo o investimento feito nesta zona balnear, Agostinho Marques, pediu a conclusão da terceira fase da requalificação do parque merendeiro de forma a melhorar ainda mais as condições de quem o visita.

Também a presidente da Assembleia Municipal, Dulce Pássaro, cuja carreira esteve sempre muito ligada a estas matérias, tendo sido inclusivamente Ministra do Ambiente, lembrou que este galardão atribuído à praia fluvial de Alvoco das Várzeas não acontece por acaso, mas porque “há muito trabalho feito” pelas entidades locais, pois “os critérios para se ser bandeira azul são bastante exigentes”. “Não basta termos qualidade na água, progressivamente foram-se juntando novas exigências: acessibilidades, segurança, nadador salvador, tudo aquilo que permite usufruir da praia com as devidas condições”, referiu a autarca e conhecida especialista nesta área, para quem esta praia é “um ativo importante do nosso concelho”. “Praias como a de Alvoco são um dos exemplos reveladores da atratividade do nosso concelho”, garante, congratulando-se pela forma como públicos e privados souberam erguer-se, depois do desastre de outubro, em que infra estruturas como esta foram seriamente afetadas.

Começando por reconhecer todo o trabalho da equipa do ambiente, em conjunto com a autarquia local, para que esta praia alcançasse este ano este galardão, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, não tem dúvidas que depois da bandeira azul, esta distinção que “é ainda mais forte”, cria as condições para Alvoco poder atrair mais pessoas. “Ainda há aqui passos para serem dados, como eu disse o problema dos fogos condicionou-nos muito, mas há um trabalho que está a ser feito para melhorar as condições deste espaço”, referiu o edil, para quem Alvoco das Várzeas é uma verdadeira “joia da coroa” do concelho, com um “ambiente paradisíaco”.

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas hasteou bandeira de ouro

 

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.