Praias fluviais de Avô e Alvoco das Várzeas são alternativa para quem procura sol e descanso

Folha do Centro - Praias fluviais de Avô e Alvoco das Várzeas são alternativa para quem procura sol e descanso

Concelho de Oliveira do Hospital aposta cada vez mais na qualidade e acessibilidade das suas zonas balneares.

São verdadeiros destinos de excelência para quem procura sol e descanso, longe do bulício do litoral. Situada em pleno vale do Alva, a praia fluvial da Ilha do Picoto em Avô, concelho de Oliveira do Hospital, é, por estes dias de veraneio, um dos locais mais concorridos da região, sendo também cada vez procurada por quem privilegia o sossego e o contacto com a natureza.

Dotada de várias infra estruturas para a prática balnear e de uma envolvente paisagística única, esta praia, atrai, todos os anos, centenas de turistas, assumindo-se como o lugar ideal para muitas famílias desfrutarem das suas águas frescas e de agradáveis banhos de sol, de forma acessível e económica. Considerada por muitos uma das praias fluviais mais bonitas da região, a Ilha do Picoto é certamente também uma das mais bem equipadas – ainda este ano o Município numa parceria com a Fundação Vodafone adquiriram a primeira cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida poderem tomar banho nas suas águas- vendo, mais um ano, renovado o galardão de praia acessível. “Esta é, certamente, a praia fluvial número um”, diz quem frequenta há vários anos estas paragens e não troca este destino pelo litoral, onde “é tudo mais confuso”.

Referenciada como um dos mais agradáveis e belos destinos turísticos de interior, a praia da Ilha do Picoto possui condições ímpares para os banhistas – que por ali passam. Além de nadador salvador, o que a torna desde logo numa praia “segura”, a Ilha do Picoto dispõe de um extenso relvado e árvores, onde não falta espaço para estender toalhas e mantas para uns bons banhos de sol, ou tão simplesmente, para poder desfrutar de uma bela merenda à beira rio. Os mais pequenos têm ainda à disposição uma piscina fluvial, onde se podem refrescar de forma cómoda e divertida, usufruindo igualmente das águas do rio Alva. A convidar a uns dias em “cheio”, esta praia oferece ainda a quem a visita a possibilidade de degustar alguns dos petiscos típicos da região – como o famoso peixe do rio, no bar /restaurante da Ilha do Picoto que se encontra aberto durante a época balnear.

Igualmente concorrida pela sua envolvente paisagística e acima de tudo pela qualidade de excelência das suas águas, é a praia fluvial de Alvoco das Várzeas, distinguida, este ano, pelo terceiro ano consecutivo, com o galardão Bandeira Azul da Europa.

Integrada na Rede das Aldeias de Xisto, esta praia tornou-se também, nos últimos anos, não só ponto de paragem obrigatória para as gentes da região, mas também para muitos turistas de “fora” e até mesmo estrangeiros que rumam a este verdadeiro “paraíso” para uns dias de lazer e de contacto com a natureza, atraídos pelas águas límpidas do Alvoco, pelo sossego que emana da paisagem, mas também pela simpatia das suas gentes.

Sendo atualmente uma das praias mais conhecidas e concorridas do concelho de Oliveira do Hospital, o Município em parceria com a Junta de Freguesia também têm investido na melhoria das suas condições, com destaque para a requalificação do bar de apoio à praia, onde os banhistas podem aconchegar os estômagos com alguns petiscos típicos, bem como as restantes infra estruturas de apoio, como espreguiçadeiras e uma zona “lounge” junto ao rio, onde se pode desfrutar de música ambiente durante o dia e parte da noite. Razões de sobra para esta praia fluvial ser um dos destinos prediletos dos veraneantes que, nesta altura do ano, procuram o “dolce far niente”… no interior da região Centro.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.