Preço da água sobe a partir de dia 1 de março

Folha do Centro - Preço da água sobe a partir de dia 1 de março

Alexandrino garante que alterações ao tarifário tiveram em conta situação de crise económica das famílias.

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para aumentar o preço da água já a partir do próximo mês, confirmando-se assim uma atualização há muito anunciada pelo executivo camarário que dá conta de um deficite superior a um milhão de euros anuais com o fornecimento deste serviço à população, já que este não sofre qualquer alteração desde maio de 2008.

Para que ninguém fosse apanhado de surpresa com as alterações ao tarifário, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, fez questão de “escrever” aos consumidores, no verso da última fatura da água, informando-os da entrada em vigor dos novos preços a partir de março. Na prática, os aumentos na fatura mensal não serão superiores a 3,56 euros para o 1º escalão, ou seja, aquele que, segundo a autarquia abrange a maioria das famílias, cerca de 8 mil consumidores. Portanto, “este tarifário foi concebido com a preocupação de minimizar o impacto junto da maioria das famílias e que na sua fatura mensal sofrerão um aumento entre 1,49 e 3,56 euros”, pode ler-se na informação assinada pelo presidente da Câmara, que diz ter tido em conta “a situação de crise económica” para não proceder a aumentos mais acentuados, tendo mesmo criado um tarifário social destinado às famílias carenciadas/numerosas do concelho.

No primeiro escalão o preço do metro cúbico de água passa assim de 0,53 para 0,75 euros, abrangendo os consumidores que gastarem até 5 m3 e não 7m3 como acontecia até agora, passando imediatamente para o segundo escalão, com um custo de 0,94 euros por m3, quem consumir entre 6 e 15 m3 de água. O escalão único aplicado aos consumidores não domésticos, instituições e empresas, foi também revisto para 0,80 euros por m3, ou seja um tarifário inferior ao valor do 2º escalão do consumo doméstico. (leia mais na edição impressa)

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.