Presidente do executivo distribui pelouros pelos cinco eleitos

Folha do Centro - Presidente do executivo distribui pelouros pelos cinco eleitos

Câmara Municipal mantém três vereadores a tempo inteiro.

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino já procedeu à distribuição dos pelouros da Câmara Municipal naquela que foi a primeira reunião do executivo após a tomada de posse. Um elenco marcado pela “entrada” de três novos vereadores eleitos pelo PS, que se juntam assim ao número dois e número três do executivo, José Francisco Rolo e Graça Silva, reeleitos, no passado dia 29 de setembro, para mais um mandato autárquico. À semelhança do que sucedeu em 2009, Alexandrino opta novamente por deixar sob a sua alçada o pelouro da Administração e Finanças – pasta que no anterior mandato viria, todavia, a partilhar com o ex vereador do PSD, Paulo Rocha, que está agora afastado das lides políticas. Para além das contas municipais, o líder do executivo oliveirense assume ainda os pelouros das Obras Municipais, Ordenamento do Território e Urbanismo e Proteção Civil, partilhando com o novo vereador eleito, João Ramalhete, a pasta do Desenvolvimento Municipal. José Carlos Alexandrino tem ainda a responsabilidade de coordenação do Gabinete de Apoio às Freguesias, tal como já vinha acontecendo no mandato anterior, mantendo à frente deste gabinete o professor Daniel Dinis.

Também José Francisco Rolo mantém a vice presidência da autarquia, e praticamente todos os pelouros que já tinha sob a sua alçada no anterior mandato, voltando a ficar com a área da Ação Social, onde se destacou o seu trabalho com o lançamento do Programa Ativos Sociais, considerado inovador a nível nacional, e que levou, nas últimas semanas, o Instituto de Tecnologias Comportamentais a distinguir o Município oliveirense como um dos melhores para viver em Portugal em 2013, na categoria economia. Para além deste pelouro que, com o agravamento das condições económicas das famílias deu que fazer ao número dois do executivo, José Francisco fica novamente responsável pelo Turismo, setor que nos últimos quatros anos sofreu também algumas mexidas, nomeadamente com a criação da página do Município no Facebook, a apresentação de um novo roteiro turístico do concelho e ainda com o lançamento de várias ações promocionais do concelho de Oliveira do Hospital e do seu património. A Saúde, o Ambiente e Qualidade de Vida, os Mercados/Feiras e a Tecnologia e Inovação são ainda áreas, cuja gestão municipal, foi atribuída ao vice presidente da Câmara.

Sem novidades, a número três do executivo, Graça Silva volta a ficar responsável pelos pelouros das Educação e Cultura, partilhando, no entanto, com o novo vereador a tempo inteiro, Nuno Ribeiro, as áreas do Associativismo e do Património Municipal. Professora de carreira, Graça Silva, viu, no anterior mandato, o seu trabalho enquanto autarca ser reconhecido quer no meio educativo, quer cultural, onde desenvolveu um conjunto de iniciativas e atividades que contribuíram para uma maior dinâmica destes dois setores a nível municipal, o que justifica assim a sua “recondução” por parte de Alexandrino. (leia mais na edição impressa)

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.