Projeto “Lar na Biblioteca” abordou temática da igualdade de género

Folha do Centro - Projeto “Lar na Biblioteca” abordou temática da igualdade de género

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promoveu um encontro intergeracional no âmbito do projeto “Lar na Biblioteca” no dia 15 de abril. A atividade proporcionou um espaço de convívio entre duas gerações distintas: os utentes do Lar Vita Maravilha de S. Paio de Gramaços e do Lar da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) e as crianças que integram o Coro Infantil e o Grupo de Dança da FAAD.

“Este momento especial” que permitiu, em alguns casos, o “encontro entre avós e netos”, como assinalou a vereadora da Educação e da Cultura durante o acolhimento dos participantes, foi ainda mais enriquecedor ao facilitar “a troca de experiências” entre todos os presentes.

No mês de abril, a atividade “Lar na Biblioteca” proporcionou uma tarde recheada de bons momentos. A atuação do Coro Infantil da FAAD marcou o início do programa seguindo-se uma entusiasta apresentação do Grupo de Dança da mesma instituição. Estes pequenos espetáculos artísticos arrancaram muitos sorrisos, palmas e boa disposição entre a plateia.

Seguiu-se depois a visualização do filme “Igual Entre Iguais” produzido no âmbito do projeto “Igualdade Local, Cidadania Responsável” e que aborda a igualdade de género em Oliveira do Hospital nas mais diversas áreas. Uma temática que foi explicada brevemente pelo vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com o pelouro da Ação Social. “Hoje quisemos fazer um desafio particular: juntar estas duas gerações distintas” na Biblioteca Municipal que considerou como um espaço que dá a “possibilidade do encontro de gerações, de aprender e ocupar o nosso tempo, de uma forma feliz” e proporcionando bem-estar, “que são também os princípios da Ação Social”.

Dirigindo-se à plateia que de seguida iria assistir a um filme “sobre a relação entre homens e mulheres”, que tem vindo a alterar-se através dos tempos, José Francisco Rolo abordou algumas das iniciativas que têm sido desenvolvidas para a promoção da igualdade de género no concelho de Oliveira do Hospital, como a criação do Dia Municipal para a Igualdade (celebrado a 21 de junho) e a disponibilização de uma linha de apoio jurídico para as vítimas de violência doméstica.

“Hoje queremos construir um mundo entre seres humanos iguais e que são iguais nas suas diferenças”, afirmou o vereador José Francisco Rolo preconizando um “mundo mais igual entre homens e mulheres”. “Devemos passar estas ideias aos mais novos, de que não há tarefas de homem e de mulheres”, defendeu.

O projeto “Lar na Biblioteca” é uma das iniciativas do plano anual de atividades da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital que visa trazer, uma vez por mês, um grupo de idosos ao espaço deste equipamento municipal. Dirigida à população sénior do concelho, esta atividade proporciona uma tarde diferente, acompanhada de boas histórias e conversas, promovendo igualmente a aproximação dos idosos e da instituição a este equipamento municipal.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.