A queda do Mito

Daniel Dinis Costa


DANIEL DINIS COSTA 2013É hoje claro que em Oliveira do Hospital o PS tem um capital eleitoral que não tinha há 10 anos atrás.

Existia um mito Oliveirense que se baseava na crença de que, sempre que existiam eleições em Oliveira do Hospital, no final ganhava o PSD. Foi assim durante muito tempo, tempo esse que também teve o seu tempo de acabar. Mais uma vez, pela terceira vez consecutiva, o PS foi o partido mais votado em Oliveira do Hospital. Desde 2009, altura em que o PS venceu as eleições autárquicas, o PS já venceu 7 eleições e o PSD apenas 2 no nosso Concelho. Sinal dos tempos? Fruto das diferentes conjunturas? Um pouco de tudo, mas também uma mais clara avaliação do trabalho que cada partido faz ou não faz.

E se o Governo PS poderia ter feito mais, é verdade que as pessoas souberam reconhecer aquilo que este Governo não fez de mau no nosso Concelho. Não acabou com escolas para criar um mega agrupamento. Não extinguiu 5 freguesias. Não deixou 16 000 pessoas sem médico de família, nem tão pouco fechou o SAP. Não extinguiu competências no tribunal. Foi este o legado que o PSD/CDS deixou e que certamente os Oliveirenses não esquecerão.

Pelo contrário, ouvindo as justas reivindicações do Executivo camarário, o Governo PS ainda foi a tempo de requalificar toda a Estrada Nacional 17 no nosso Concelho e parte da estrada Nacional 230. O Governo PS recuperou os médicos de família para os Oliveirenses e colmatou a falta de um serviço de urgências noturno e de fim de semana, que hoje existe e funciona. Perante a legítima preocupação dos Oliveirenses com a Saúde, há algo que é certo. Estamos melhor hoje que há 4 anos atrás.

Mas falemos de futuro e do futuro que o novo Governo PS terá que construir em Oliveira do Hospital. Há obras estruturantes que temos de continuar a reivindicar. A requalificação da EN230 até Alvoco das Várzeas já está a ser preparada, mas tem de ser realizada rapidamente. O IC6 já está em projecto de execução e foi inscrito no Plano Nacional de Investimentos por este Governo. A questão da Saúde tem que ser resolvida com todas as entidades envolvidas e com a vontade de todos os agentes da Saúde na região e em Oliveira do Hospital. É isto que se espera do novo Governo.

Há algo que certamente continuaremos a ter. Um Presidente da Câmara e um Executivo, sempre na linha da frente na defesa dos nossos interesses comuns. E se a nível autárquico é hoje reconhecido que o PS tem feito um trabalho extraordinário pelas pessoas, também fica cada vez mais claro que o PS tem as pessoas mais bem preparadas para continuar a governar os destinos de Oliveira do Hospital. O Volume de obras que estão em execução. O Volume ainda maior de obras que estão a ser preparadas. São indicadores claros de que Oliveira do Hospital não parará e certamente terá o maior investimento de sempre, no final do mandato autárquico.

Por isso, é hoje claro que em Oliveira do Hospital o PS tem um capital eleitoral que não tinha há 10 anos atrás. É hoje claro que Oliveira do Hospital tem uma influência na região de Coimbra que nunca teve. É hoje claro que quem está no poder terá que olhar para Oliveira do Hospital com o compromisso de fazer ainda mais e melhor. Porque Oliveira do Hospital soube conquistar esse direito.

Obrigado pela paciência e boa leitura.

Daniel Dinis Costa

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.