Já lã vão +20

Daniel Dinis Costa


DANIEL DINIS COSTA 2013Com boa saúde, melhores salários, uma educação de qualidade e aproveitando as coisas boas da vida, talvez o 2020 seja um ano mais feliz.

Parece que foi ontem que atravessámos o século XX e já lá vão + 20. Estes 20 anos passaram muito rápido. Parece que o tempo nos voa. Por curiosidade fui pesquisar algumas notícias recentes e comparar a sua evolução desde o início do Século XXI até hoje.

Já em 2019 se escrevia que Portugal é dos quatro países da região europeia em que a percentagem da despesa em saúde pública se reduziu desde 2000”. Má notícia para quem precisa de um Sistema Nacional de Saúde eficiente, de fácil acesso e para todos. É uma realidade que a área da Saúde tem vindo a ser desvalorizada por sucessivos governos e que se encontra hoje com uma doença crónica de falta de capacidade de resposta. É urgente investir claramente no SNS. Não podemos ter um País que diariamente discute os problemas da Saúde, mas que não encontra soluções para os resolver. No século XXI + 20, tem que existir um investimento claro nos Hospitais e Centros de saúde, que lhes devolva a capacidade de tratar bem e rápido os doentes. Mas terá também que haver uma concertação entre os profissionais de Saúde e a Tutela, para que se trabalhe em conjunto. A Saúde dos Portugueses não pode ser um fator de guerra, mas sim de união de esforços.

Também em 2019, se escrevia que os “Alunos portugueses são os únicos da OCDE a melhorar o desempenho na última década”. Boa notícia para os nossos alunos, mas em especial para o nosso sistema educativo. É realmente notório que Portugal tem vindo a registar claras melhorias ao nível educativo. Melhores resultados ao nível do abandono escolar, ao nível da retenção de alunos e mesmo ao nível dos resultados escolares. Fruto certamente do trabalho dos professores, que mesmo desvalorizados nas suas carreiras e na sua autoridade, continuam a ser de um profissionalismo exemplar, dando sempre prioridade aos alunos. Aliás, em reação a esta notícia o próprio Governo dizia Estamos de parabéns em particular os nossos professores”. Pois são estes mesmos professores que têm sido congelados nas suas carreiras e que diariamente têm que estar sujeitos a maus comportamentos, agressões e burocracias desmedidas. No século XXI + 20, já que são os professores que estão de parabéns quando alcançamos bons resultados, vamos lá tratá-los com a dignidade, respeito e valor que merecem, sob pena de daqui a meia dúzia de anos, termos uma Educação sem professores de qualidade nas nossas escolas.

Escrevia-se também este ano que os “Salários em Portugal estão ainda abaixo dos níveis de 2000”. Má notícia. Certamente que no início do século XXI todos nós esperaríamos que 20 anos depois, tivéssemos melhores salários, melhor poder de compra e melhor qualidade de vida. Mas é curioso que o mesmo estudo também diz que No caso de Portugal, a situação ainda é mais impressionante tendo em conta que a variação média percentual da produtividade é positiva ao longo dos 18 anos considerados”. Quer isto dizer que até produzimos mais, mas os salários não acompanham o aumento da produtividade. No século XXI + 20, é urgente perceber que só com trabalhadores motivados, bem pagos e valorizados, teremos um País competitivo e justo.

E como corolário das más notícias, também me despertou interesse a notícia: “Consumo de antidepressivos disparou em Portugal desde 2000.” Esta é fácil de entender. Menor qualidade de sáude, mais doenças. Desafios profissionais cada vez mais stressantes, salários baixos, pouca motivação, pouca vontade de trabalhar. Mas também a falta de tempo e de dinheiro para gozar as coisas boas da vida e ser feliz, são fatores que levam a um aumento do recurso a medicamentos.

Estas notícias são apenas uma reflexão de fim de década. E porque vamos entrar numa nova década e o tempo passa rápido, temos que ter esperança que o ano de 2020 seja o início da inversão deste estado de coisas. Porque com boa saúde, melhores salários, uma educação de qualidade e aproveitando as coisas boas da vida, talvez o 2020 seja um ano mais feliz. São estes os meus desejos para todos.

Obrigado pela paciência e Boas Festas.

Daniel Dinis Costa

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.