O Ambiente do Futuro

Daniel Dinis Costa


DANIEL DINIS COSTA 2013

Tem que haver uma verdadeira estratégia comum nas regiões do interior. Fixar pessoas. Fixar empresas. Criar emprego. Deslocar serviços e organismos públicos para o interior. Promover o ambiente do interior.

Lembram-se de uns filmes que há uns anos atrás já antecipavam um mundo de catástrofes naturais? Grandes cheias. Secas. Furações. Tornados. Incêndios gigantescos. Parecia apenas ficção científica. Hoje são bem reais. Basta olhar para o nosso país e perceber que o ambiente está mudado. O clima está alterado. Obra do acaso? Raiva dos Deuses? Não me parece. As alterações climáticas e ambientais são uma realidade. São o presente e serão o futuro. O tempo não volta atrás. A maioria das pessoas não tem, nem quer ter a consciência de que esta é a realidade que nos espera. Por todo o mundo. No Nosso país. No Nosso concelho. Na Nossa localidade. E perguntamos a nós próprios, se temos culpa do que está a acontecer? Sim, temos. A ação humana é hoje a principal causa das alterações no clima. Aliás, a natureza tem sido usada e abusada pela ação do Homem. Isto parece aquela conversa que os ambientalistas tinham há uns anos atrás e que muitos de nós até achávamos que era só para assustar! Mas é a verdade. Assistimos cada vez mais a fenómenos extremos e imprevisíveis. Um pouco por todo o país já vimos de tudo. Cheias. Furacões. Tornados. Já para não falar nos incêndios que infelizmente também nos afetaram e muito. E se nada fizermos, estes fenómenos tenderão a agravar.

Mas temos que começar por algum lado. A educação ambiental tem que ser hoje uma aposta clara. E é na escola que devemos começar. Com os mais pequeninos. Incentivar a sensibilização e a consciência para as questões do ambiente e das alterações climáticas. E já não basta ensinar a regra dos 3R´s. É preciso ensinar a não destruir o ambiente. Mas já que temos as alterações climáticas, temos que saber conviver com as catástrofes. É necessário preparar as pessoas para as catástrofes. A Proteção Civil teremos de ser todos nós. Este deve ser o primeiro passo para nos protegermos e protegermos os outros.

Mas há um outro ambiente que também nos afeta diariamente. O ambiente de quem nos governa. E este governo socialista tem criado um bom ambiente para o país. Mais emprego. Mais rendimentos. Mais confiança no futuro. Mais diálogo e consenso com todos os partidos. Não será por acaso que a Europa olha hoje para nós de forma diferente. Deixámos de ser os coitadinhos. Temos portugueses capazes em vários cargos de destaque por esse mundo fora. Temos um ambiente favorável ao investimento no nosso país.

Mas ainda temos ambientes que este governo tem que melhorar. O ambiente da Educação. Melhorar o ambiente dos professores. Certamente melhorará o ambiente dos alunos na sala de aula. O ambiente da Saúde. Mais médicos no interior. Melhores condições para os doentes e uma saúde acessível para todos.

Depois há muitos ambientes dentro do nosso país que temos de alterar. Este governo tem mostrado capacidade e vontade para fazer mais pelo ambiente do nosso interior. Felizmente que hoje é um tema na ordem do dia. Todos agora falam nisso. E ainda bem que assim é. Mas tem que haver uma verdadeira estratégia comum nas regiões do interior. Fixar pessoas. Fixar empresas. Criar emprego. Deslocar serviços e organismos públicos para o interior. Promover o ambiente do interior. Seria uma grande vitória para o interior se os partidos, os autarcas, os portugueses, encontrassem consensos para a descentralização de competências. Este é o momento. O ambiente que une o nosso interior não podia ser mais favorável.

E porque precisamos de um ambiente mais descontraído em Oliveira do Hospital, cá temos a Nossa Festa do Queijo. Que como sempre, será um ponto de encontro de milhares de pessoas. Mas será também uma feira Solidária, de agradecimento, de reconhecimento a todos os que partilharam o ambiente de solidariedade com as vítimas dos incêndios. Mas este deverá também ser o momento de virar a página e fazer renascer o ambiente destruído em Oliveira do Hospital. Porque o ambiente que fizermos renascer hoje, será o ambiente do futuro.

Obrigado pela paciência e boa leitura.

Daniel Dinis Costa

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.