Oliveirenses de Excelência

Daniel Dinis Costa


DANIEL DINIS COSTA 2013Devemos ter orgulho em sermos reconhecidos por fazermos bem. É um reconhecimento ao trabalho de todos os Oliveirenses. Devemos saber compartilhar e promover tudo aquilo que de bom que temos no Concelho.  

Quem vive hoje em Oliveira do Hospital tem motivos de sobra para se sentir orgulhoso. E não sou eu que o digo. São as várias entidades externas, independentes, que ano após ano, vão entregando distinções, galardões, que reconhecem o nosso Município, como um exemplo a seguir a nível nacional, em áreas fundamentais como o Desenvolvimento sustentável, o Apoio Social, a Educação, o Ambiente, ou mesmo a Transparência e a Gestão financeira da Câmara Municipal. E se gostamos de ver bem alta a nossa Bandeira Portuguesa, também nos deve orgulhar vermos hasteadas as bandeiras que têm sido atribuídas ao Município. E têm sido muitas.

O Município de Oliveira do Hospital tem sido consecutivamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que reconhece publicamente as boas práticas de desenvolvimento sustentável que a Câmara Municipal adoptou, realçando várias medidas ao nível da “Educação no sentido da sustentabilidade” e da “Qualidade ambiental”.

Mas o Município de Oliveira do Hospital também foi novamente distinguido como Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Esta distinção é o resultado da implementação de um conjunto de medidas, como o programa de incentivo à natalidade, a criação de um tarifário social na fatura da água ou a redução no IMI, tudo mediadas que discriminam positivamente as famílias numerosas, bem como o apoio à aquisição de manuais escolares concedido a alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico ou a atribuição anual de bolsas de estudo a alunos do ensino superior, no valor de 50 000 euros.

E estas são apenas algumas das medidas concretas, que nos dão o orgulho de viver num Município de Excelência, reconhecido consecutivamente pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência, que atribuiu ao Município de Oliveira do Hospital, a Bandeira “Cidades de Excelência”. Porque o Município também tem feito obra física relevante. Têm sido destacadas as várias ações no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) da cidade de Oliveira do Hospital, com especial destaque para a reabilitação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital. Para a atribuição deste galardão, contribui também um conjunto de estratégias e ações de eficiência energética, permitindo assim à cidade de Oliveira do Hospital consolidar a sua transformação em “Smart City”. Mas o Concelho não é só a Cidade. Também temos uma Vila de Excelência. A Vila de Avô, que se destacou na área da requalificação do espaço público, especialmente no âmbito da beneficiação da Praia Fluvial de Avô.

Mas o mais importante é que todas estas “bandeiras” têm cumprido um objetivo claro. Cuidar melhor do território e devolvê-lo às pessoas. Esta é a melhor herança para deixar às gerações vindouras.

Mas também devemos ficar descansados, sempre que Oliveira do Hospital está entre os três primeiros Municípios do País classificados como melhores exemplos de boa governação local. Devemos ficar descansados, sempre que Oliveira do Hospital é um dos Municípios mais transparentes do País e o primeiro classificado ao nível do Distrito de Coimbra, no Índice de Transparência Municipal (ITM). Devemos ficar descansados, sempre que Oliveira do Hospital é um dos Municípios com melhor desempenho financeiro, de acordo com o ranking global publicado na última edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Estas são bandeiras, que demonstram não só a boa saúde financeira do Município de Oliveira do Hospital, mas também as políticas de grande rigor, eficiência e equilíbrio financeiro com que se tem vindo a pautar a gestão autárquica do Presidente da Câmara Municipal e do seu Executivo.

Tudo isto reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital, na afirmação de um concelho sustentável e com qualidade de vida, facto que tem sido elogiado por diferentes entidades externas.

E se muitas vezes não acreditamos em nós próprios, vamos acreditar que o reconhecimento das Entidades externas e independentes, são a garantia de que estamos no caminho certo.

Devemos ter orgulho em sermos reconhecidos por fazermos bem. É um reconhecimento ao trabalho de todos os Oliveirenses. Devemos saber compartilhar e promover tudo aquilo que de bom que temos no Concelho. Esta é a melhor forma de mostrarmos quem somos, a todos aqueles que querem apenas denegrir a imagem do Concelho. Eu tenho orgulho em viver neste Concelho, porque tudo isto só é possível porque temos pessoas de Excelência em Oliveira do Hospital.

Obrigado pela paciência e boa leitura.

Daniel Dinis Costa

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.