Rotary Club reconhece trabalho de uma “grande senhora”

Folha do Centro - Rotary Club reconhece trabalho de uma “grande senhora”

Homenagem ao profissional em Oliveira do Hospital.

Dedicação, competência, humanismo e sabedoria foram apenas alguns dos predicados dirigidos à profissional homenageada pelo Rotary Club de Oliveira do Hospital. Isabel Almeida, a mais antiga técnica de serviço social no “ativo” em Oliveira do Hospital, foi o “alvo” de todos os elogios, não apenas pelas mais de três décadas de serviço ao “serviço dos outros”, mas também pela pessoa que é, sempre com o “sorriso nos lábios” que tanto a caracteriza, e que “tem dado coragem a quem dela precisa”, como diria a rotária e conhecida jurista oliveirense, Maria José Freixinho.
Mas foram muitos os testemunhos desse percurso que se juntaram à homenagem à mais antiga assistente social do concelho “ainda no ativo”. Clara Caçador, diretora da Obra D. Josefina da Fonseca onde Isabel Almeida desempenha as funções de diretora técnica, foi uma das presentes que fez questão de lembrar o excelente trabalho que ali vem desenvolvendo, pela sua capacidade de “orientar, liderar” esta instituição de apoio à primeira infância. Foi no entanto, junto da terceira idade que Isabel Almeida se destacou, como ficou visível nas intervenções de pessoas com quem trabalhou de perto nos diversos centros de dia e lares de idosos do concelho, onde “abraçou a causa”. Além de “grande senhora”, Isabel Almeida é considerada por todos “uma profissional competente e dedicada no campo da ação social”. A ela fica a dever-se muitas conquistas nesta área nas instituições por onde passou, reconheceu o próprio vereador da ação social, José Francisco Rolo. O autarca entende que, a par com outras figuras oliveirenses já homenageadas pelo Rotary Club, também Isabel Almeida é um “exemplo a replicar em Oliveira do Hospital”, pelo “olhar atento que tem pela comunidade”. José Francisco realça de resto “o olhar atento” dos rotários, que num tempo de apelar à solidariedade social, faz questão de vincar a ação desta técnica que, lidou sempre de perto com problemas sociais, com a disponibilidade de “por cada problema ter sempre uma solução”. “É um grande ser humano”, considerou o vice presidente da Câmara.
Colega de profissão a atual presidente do Rotary Clube de Oliveira do Hospital, Paula Mendonça, também não dispensou atributos à técnica de serviço social e amiga, lembrando sobretudo o papel de Isabel Almeida naquilo que é hoje o trabalho no campo da ação social no concelho. “É respeitada por todos os colegas”, afirma a “discípula”. Assistente social com “obra” reconhecida pelas instituições por onde passou, Isabel Almeida é ainda conhecida pela sua “componente cristã”, mantendo-se há 35 anos, juntamente com o marido, nas equipas de Preparação para o Matrimónio em Oliveira do Hospital. “Vê em Cristo um exemplo”, disse Maria José Freixinho, enaltecendo a sensibilidade demonstrada na “forma como lida com o seu semelhante”.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.