Sampaense está em 3º lugar na Liga

Folha do Centro - Sampaense está em 3º lugar na Liga

O Sampaense Basket venceu ontem por 82-71 frente ao Maia Basket. A equipa de S. Paio de Gramaços é 3ª classificada na fase regular do campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Nos primeiros 10 minutos, ligeiro ascendente da equipa visitante (Sampaense) chegou mesmo a dobrar a pontuação do seu adversário (14-7), mas nos instantes finais do período, o Maia Basket voltou a encostar o resultado, acabando o quarto a perder pela diferença mínima (14-15).

Depois de várias alternâncias no marcador, foi novamente o Sampaense a adiantar-se no resultado, tendo chegado ao intervalo a vencer por 34-29.

No recomeço do segundo tempo, a vantagem dos forasteiros continuou a dilatar-se, quase chegou à dezena de pontos (39-30), mas dois triplos de Pedro Tavares voltava a encurtar distâncias no marcador (40-43). O Sampaense respondia na mesma moeda, e igualmente com dois triplos volta a fugir (49-42). Os minutos finais foram bem mais equilibrados, e uma boa reação dos maiatos deixava tudo em aberto para o derradeiro quarto, já que o Sampaense apenas vencia pela diferença mínima (52-51).

A meio do quarto, a equipa da casa tinha dado a volta ao marcador (59-57), com um cesto de Nuno Marçal. Mas seriam os novamente os triplos do Sampaense a marcarem a diferença no encontro, que depois do empate a 59 pontos, e graças a mais dois triplos volta a abrir uma diferença, sendo agora de seis pontos (66-60).

Nos instantes finais do jogo, os contra-ataques e o bom aproveitamento da linha de lance-livre por parte do Sampaense impediu que o Maia Basket conseguisse a tão desejada vitória.

O norte-americano Chris Dowe (28 pontos, 10 ressaltos e 7 assistências) foi sempre um problema para a defesa do maiata (11 faltas provocadas), tendo sido igualmente importante nos momentos decisivos do encontro. A dupla composta por Hélder Carvalho (14 pontos, 8 ressaltos, 5 roubos de bola e 2 assistências) e Diogo Gonçalves (15 pontos e 2 assistências) contribuiu muito positivamente para mais um sucesso do Sampaense.

O Maia Basket bem lutou por um resultado diferente, mas apesar dos esforços de Paulo Diamantino (17 pontos e 12 ressaltos), Pedro Tavares (17 pontos, 5 roubos de bola e 4 assistências), João Diamantino (12 pontos e 2 ressaltos) e Nuno Marçal (10 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) a equipa não alcançou a tão desejada vitória.

Ao fim da 21ª jornada, o Sampaense ocupa o 3º lugar da tabela classificativa, com 29 pontos. O campeonato é liderado pelo SL Benfica com 37 pontos. Em 2º lugar está o Vitória SC com apenas mais dois pontos do que a formação de S. Paio de Gramaços.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.