Santa Ovaia prestou homenagem a homens e mulheres da freguesia em fim de semana festivo

Folha do Centro - Santa Ovaia prestou homenagem a homens e mulheres da freguesia em fim de semana festivo

Santa Ovaia prestou homenagem a um homem ilustre da freguesia.

A figura de José Agostinho Figueiredo e Castro, engenheiro e antigo vereador na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, encontra-se agora perpetuada num busto em granito que foi inaugurado no passado fim de semana na praça central daquela localidade.

Um fim de semana marcado essencialmente pela realização do Festival das Sopas, que já vai na quarta edição, repetindo o sucesso de anos anteriores, a mostrar, uma vez mais, pela forte adesão do público que quis provar as tradicionais iguarias e usufruir da componente cultural e musical associada a esta festa. No final foram revelados os vencedores do concurso, que contou com 23 sopas a disputar o título de ‘A melhor sopa’, atribuído à Sopa de Feijão Canteiro do restaurante João Brandão, da Quinta da Geia. O restaurante A Cristina ganhou nas categorias ‘Sopa mais saborosa’ e ‘Melhor apresentação’ com as duas sopas que levou a concurso, a Sopa da Avó e a Sopa Seca, respetivamente. O título de ‘Aroma mais agradável’ foi entregue à Sopa da Pedra do restaurante Casa dos Grelhados; e a Sopa à Camponês, da Tasquinha dos Marques, foi considerada a ‘Sopa com maior riqueza de ingredientes’.

À componente gastronómica, a Junta de Freguesia em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital juntou ainda várias iniciativas de cariz cultural, como a homenagem ao antigo vereador e ao “ homem que todos nós trazemos no coração”, como o definiu o padre António Borges de Carvalho, numa cerimónia que juntou população e familiares. “Tinha um carinho muito especial por Santa Ovaia, que considerava a sua terra de adoção”, afirmou José Figueiredo e Castro, filho do homenageado, acrescentando que “procurou sempre melhorar a qualidade de vida da população, para que todos sentissem o progresso que as aldeias do interior merecem”. (leia mais na edição impressa)

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.