ADI sorteou os 15 prémios a concurso.
A Agência de Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital realizou a extração dos prémios do Sorteio de Natal, promovido durante a quadra natalícia nos dois centros urbanos. Uma iniciativa que este ano contou com um número recorde de estabelecimentos comerciais aderentes, quer na vertente de concurso de montras, quer na de sorteio de Natal que registou a adesão de 128 lojas só em Oliveira do Hospital e 97 em Tábua.
Apesar do número de senhas entregues pelo comércio tradicional dos dois centros urbanos ter sido sensivelmente igual ao do ano passado, o presidente da ADI, José Francisco Rolo, garante que o apelo às compras no comércio local foi “claramente conseguido”, tendo em conta, nomeadamente “as dificuldades do comércio” e a diminuição do poder de compra das famílias. “Este Natal quisemos apelar ao espirito solidário dos oliveirenses para que comprassem no comércio local”, explicou o dirigente da ADI e vice presidente do Município oliveirense, julgando que o investimento nos prémios é um estímulo importante para as pessoas comprarem “cá dentro” do concelho. “Se comprarem em Oliveira é dinheiro que fica cá e está-se a investir em empresas de Oliveira do Hospital”, reforça José Francisco, não tendo dúvidas que a dinamização dos dois centros urbanos com um vasto programa de animação natalícia, serviu para atrair compradores não só locais como de outros concelhos vizinhos. “O que fizemos foi dar vida aos centros urbanos e ao mesmo tempo incutir nas pessoas o espirito de que “cá compra, cá fica”.
Rolo lembra que o spot publicitário produzido pela empresa que detém a CentroTV, deu também um contributo decisivo para a promoção das compras no comércio local de Oliveira e Tábua, tendo-se espalhado de forma “viral” nas redes sociais, nomeadamente no facebook, onde teve “um efeito fantástico”. Portanto, conclui, “a sensação que temos relativamente a esse estímulo é que se cumpriu a missão de divulgar o comércio numa altura difícil”.
Terminada a quadra natalícia, o presidente da ADI garante entretanto estarem já previstas novas ações junto do comércio local, direcionadas para dias e épocas especiais, como é o caso dos saldos, mas também do Dia dos Namorados, em que se propõem estabelecer parcerias com unidades hoteleiras da região, com o objetivo de proporcionar “noites românticas” a quem fizer compras no comércio local. “O objetivo é premiar aqueles que optam por fazer compras no comércio tradicional, de forma a que seja apelativo comprar cá”, referiu o presidente da ADI, prometendo ainda continuar com as ações de “diagnóstico” do comércio local, continuando também apostar na componente de formação para os empresários e colaboradores. A ideia é “valorizar todos aqueles que trabalham no comércio local, e dar-lhe maior competitividade, numa altura, que reconhecemos, este está em dificuldades”, acrescenta José Francisco, estimando o investimento no programa de animação natalícia em 22 mil euros, repartidos por Tábua e Oliveira.
Em Oliveira, a ADI colocou a sorteio 15 prémios, o primeiro dos quais um fim de semana a Barcelona, que saiu para Oliveira de Hospital, o mesmo acontecendo em Tábua, em que o primeiro prémio – um vaucher de compras no comércio local no valor de 350 euros – também ficou no concelho.
Quanto ao concurso de montras, o primeiro prémio, no valor de 150 euros em publicidade, contemplou a perfumaria “Elela”, seguindo-se o Pronto a Vestir “Enrico Silvanni” e “Amealóptica”, respetivamente com o 2º e 3º lugares, entre 27 montras concorrentes.