Tábua aposta numa grande feira do queijo

Folha do Centro - Tábua aposta numa grande feira do queijo

Certame assinala este ano as “bodas de prata”.

A assinalar este ano a 25ª edição, a Feira do Queijo está de regresso este fim de semana a Tábua, prometendo atrair largas centenas de visitantes ao pavilhão multiusos da vila, onde durante dois dias, o concelho vai pôr à prova alguns dos seus produtos de excelência.

Com apenas três freguesias na região demarcada do queijo serra da Estrela, a Câmara Municipal volta a apostar na abertura do certame a produtores de fora do concelho, acreditando que a principal “figura de cartaz” não é “património” de nenhum concelho em particular, mas de toda uma região com fortes tradições ligadas à pastorícia e à produção de uma das maravilhas gastronómicas portuguesas.

Por tudo isto, o executivo tabuense não esconde a ambição de fazer deste “um grande evento”, até pela presença de cada vez mais expositores, grupos musicais e animação cultural no espaço da feira. “Contamos ter um enorme êxito, até pela procura e interesse manifestado por parte dos expositores”, afirmou o presidente da Câmara, Mário Loureiro, que destaca a participação e adesão de produtores de queijo de concelhos vizinhos. “Decidimos abrir a nossa feira a produtores e expositores da região, porque julgamos que assim conseguimos ser mais fortes e ter outro impacto”, entende o edil, não tendo dúvidas que limitar um certame desta natureza “às fronteiras do concelho” não traria resultados tão positivos.

“Temos de defender Tábua, mas temos de defender também a região da Beira Serra”, defende o autarca, que espera com este evento contribuir também para atrair mais visitantes ao concelho e região envolvente. “O queijo da serra é um património gastronómico que em termos turísticos atrai muita gente a esta região”, considera Mário Loureiro, lembrando que além desta iguaria, a feira de Tábua vai dar também visibilidade a outros produtos de excelência do concelho como o pão, cuja variedade e qualidade é igualmente considerada única.

Ao queijo e ao pão, juntam-se ainda os enchidos, o mel, os vinhos produzidos no concelho de Tábua, e pela primeira também o azeite. Entre provas orientadas de queijo e vinho do Dão, visitas de confrarias gastronómicas, exposições e venda de produtos de artesanato ligadas ao tema do queijo e da serra, um dos momentos altos do certame passa também pela presença da televisão, estando prevista a emissão em direto do programa “Portugal em Festa” da SIC, no domingo, a partir do exterior do pavilhão multiusos de Tábua.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.