Tábua de luto com morte trágica de jovem bombeiro

Folha do Centro - Tábua de luto com morte trágica de jovem bombeiro

João Mendes é recordado por amigos e familiares como um jovem disponível e que gostava de abraçar causas públicas.

A vila de Tábua está, desde ontem, de luto. O ambiente de consternação atinge não só familiares como os muitos amigos de João Mendes, o jovem de 21 anos que ontem se despistou fatalmente, na estrada de ligação Tábua – Espariz, junto ao cruzamento de S. João da Boavista, sendo o único ocupante da viatura.

É que além de ser “muito conhecido” na vila, por força do pai também ter tido negócios ligados à restauração e comidas em Tábua, João Mendes era um jovem a que todos lhe reconhecem uma enorme capacidade de entrega às causas públicas e ao associativismo. Passou pelo Clube Desportivo Tourizense e pelo Tabuense, enquanto jogador de formação, pertenceu aos corpos diretivos da Associação Juvenil Tábua XXI, e de há alguns anos a esta parte ingressou também na corporação de bombeiros tabuense, onde granjeou igualmente muitas amizades e conhecimentos. Aliás, o comandante dos Voluntários tabuenses, Diogo Simões, ficou, juntamente com os colegas, em estado de choque com a notícia do violento acidente que vitimou o jovem bombeiro.

“É um momento de grande dor”, afirmou ao nosso jornal, agudizado ainda mais, na medida em que foram os próprios colegas a retirar o corpo do interior da viatura, já sem vida. “Os bombeiros de Tábua estão mais pobres, porque o João além de ser um bom elemento, era um jovem sempre bem disposto e disponível a ajudar os outros”, descreve o comandante, considerando a morte deste soldado da paz uma grande perda para comunidade.

“Era um jovem muito querido e muito acarinhado por todos” refere ainda ao nosso jornal, David Pinto, antigo presidente da Tábua XXI, associação a que o João esteve sempre ligado. “Tábua fica mais pobre, porque o João era um jovem que ainda tinha muito para dar, era uma pessoa muito disponível e sempre pronto a colaborar nas várias causas”, garante o ex dirigente juvenil, também ele chocado com a morte precoce deste jovem tabuense. João Mendes, vivia atualmente com uma avó, na localidade de Espadanal, freguesia de Ázere, uma vez que os pais estavam emigrados em França desde 2013, e era o mais novo de dois irmãos. O irmão mais velho, Diogo Mendes, foi eleito à Assembleia Municipal de Tábua pelo PS no anterior mandato, tendo sido presidente da estrutura concelhia da JS.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.