Tábua distribui 137 mil euros pelos clubes

Folha do Centro - Tábua distribui 137 mil euros pelos clubes

Contrato programa foi assinado com 10 associações desportivas do concelho.

A Câmara Municipal de Tábua assinou com 10 associações desportivas do concelho contratos programa com vista ao seu financiamento para o presente ano.

Ao todo, o Município tabuense vai apoiar os clubes locais em 137.400 mil euros, o que segundo o presidente Mário Loureiro, representa também o esforço da Câmara Municipal para apoiar a atividade desportiva e associativa no concelho. “Gostaríamos de vos atribuir mais apoios, mas não nos é possível, somos todos pressionados no sentido de reduzir os encargos e este setor também é afetado como são todos os outros”, justificou o autarca tabuense, aproveitando para elogiar e enaltecer o trabalho desenvolvido por estas coletividades. “Têm desenvolvido um papel social importante no concelho de Tábua, na medida em que têm sido motores da dinamização do concelho, levando o nome de Tábua além das suas fronteiras”, considerou o edil, que fez questão de levar à última assembleia municipal o valor do financiamento atribuído aos clubes, uma vez que a oposição tinha criticado o montante investido pela Câmara Municipal nesta área. “Por uma questão de transparência e de rigor demos conhecimento destes apoios à Assembleia Municipal, porque não temos problema nenhum em dizer o que estamos a fazer”, referiu Mário Loureiro, esperando que estas verbas contribuam para que as associações possam desenvolver a sua atividade desportiva “como têm feito até agora”.

Também o vereador do desporto, Ricardo Cruz destacou o facto deste “modelo” de financiamento iniciado o ano passado, permitir o apoio a um leque maior de associações desportivas, fazendo com que estas, por sua vez, tenham alargado e diversificado a oferta desportiva. “Se há 4 ou 5 anos era só o futebol, agora não, quase todos os clubes alargaram a sua atividade a outras modalidades”, afirma o vereador do desporto, realçando ainda a aposta e o investimento realizado pela Câmara Municipal na melhoria e criação de infra estruturas desportivas. “Hoje temos em Tábua quase todas as modalidades”, garante, falando na centralidade que o concelho tem assumido a nível desportivo, tendo sido palco há poucos dias para o estágio da seleção nacional de rugby.

Este modelo de financiamento das associações desportivas estabelece exatamente as atividades a apoiar, destacando-se o apoio à formação de camadas jovens, à organização de atividades e eventos desportivos, à atividade competitiva internacional e deslocações ao estrangeiro e à construção e manutenção de instalações desportivas. Em termos de montante atribuído, a maior fatia – 69 mil euros, é absorvida pelo Grupo Desportivo Tourizense, que tem a ver com o lugar que ocupa no campeonato nacional de futebol.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.