Tábua lança roteiro informativo sobre mercado municipal

Folha do Centro - Tábua lança roteiro informativo sobre mercado municipal

Autarquia aposta na dinâmica deste espaço comercial.

A Câmara Municipal de Tábua acaba de lançar um roteiro informativo bilingue (em português e inglês) com informação detalhada acerca do mercado municipal da vila.

A publicação, cujo objetivo é chegar também à já numerosa comunidade estrangeira residente no concelho e aos turistas que visitam Tábua, está disponível em vários espaços públicos da vila, e contém um conjunto de informações sobre este espaço de comércio tradicional, inaugurado em 1991.

Dividido por várias áreas de negócio, como a venda de produtos hortícolas e frutas, a carne e o peixe, o famoso pão e os bolos confecionados no concelho, o queijo e os enchidos, e ainda o artesanato, a venda de aves e as tabernas, este espaço encontra-se aberto diariamente, tendo conquistado “mercado”, sobretudo aos sábados e domingos, dias em que mais que um local de venda dos produtos locais, funciona, acima de tudo, como um ponto de encontro e de convívio entre produtores e visitantes/clientes.

“Aberto ao fim de semana este espaço privilegia a comercialização dos produtos endógenos que nos caracterizam e evidenciam enquanto marca e aposta do Município. Devido à sua enorme qualidade e diversidade, o mercado municipal assume-se como um ponto de reunião e encontro do produto/produtor com o consumidor/ turista”, pode ler-se no flyer promocional, que faz um pouco de história deste local com uma já longa tradição no concelho.

No folheto é recordado nomeadamente o nome do autarca tabuense que dá o nome ao Mercado, Osmaro Ferreira, e que foi um dos grandes impulsionadores da conclusão desta infraestrutura municipal, com o intuito de criar um local privilegiado de encontro das pessoas com os diversos produtos que o concelho tem capacidade de produzir.

Numa estratégia que visa dar ainda mais vida e dinâmica a este espaço de comércio tradicional, o atual executivo liderado por Mário Loureiro tem introduzido algumas inovações, tendo avançado recentemente com a requalificação de algumas áreas no exterior como foi o caso da cobertura na zona dos assadores, e também no interior, dotando a zona do peixaria e do talho de melhores condições. A zona central do mercado também foi renovada de modo a poder receber eventos, havendo já uma agenda de animação cultural e musical deste espaço até ao final do ano, de modo a atrair também novos públicos.

Com uma tradição arreigada entre os tabuenses e também dos muitos estrangeiros que residem no concelho (cerca de 900 segundo um levantamento realizado pelas escolas), que já são clientes habituais dos produtos da “terra”, a autarquia decidiu editar este roteiro em inglês para fazer chegar esta informação mais detalhada a esta comunidade e aos turistas estrangeiros que se deslocam ao concelho e que habitualmente gostam de frequentar estes espaços.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.