UHF dão concerto “solidário” em Oliveira do Hospital

Folha do Centro - UHF dão concerto “solidário” em Oliveira do Hospital

A iniciativa partiu da Associação Juvenil dos Bombeiros Voluntários oliveirenses e pretende angariar fundos para a aquisição de equipamento de proteção individual.

A conhecida banda portuguesa – UHF que,este ano, se encontra a comemorar 35 anos de carreira – atua este sábado no pavilhão de Nogueira de Cravo, num concerto “solidário” com os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

A ideia partiu da associação juvenil dos bombeiros oliveirenses que contactou pessoalmente o vocalista do grupo, António Manuel Ribeiro, explicando-lhe aquilo que pretendia com o espetáculo em Oliveira do Hospital e que era “angariar alguns fundos para a aquisição de equipamento de proteção individual”. “Primeiramente tínhamos pensado numa recolha de bens alimentares para as famílias carenciadas do concelho, mas como a Câmara nos disse que já havia outras campanhas a decorrer com o mesmo fim, pensámos que o melhor era reverter para os bombeiros, pois infelizmente esta é uma área em que não estamos assim tão favorecidos”, considera o presidente da associação, Tiago Moreira, lembrando que este material, apesar de ser muito necessário, aliás como o provam os incêndios florestais do último verão, é ainda muito escasso nas corporações.

“Há a ideia de que se gasta muito com os bombeiros, mas gasta-se mais em viaturas e não tanto neste tipo de equipamento, inclusivamente há bombeiros que já tiveram de comprar do seu próprio bolso”, relata o soldado da paz, para quem faz todo o sentido a angariação de verbas para a compra deste material, uma vez que “as associações humanitárias vivem hoje alguma instabilidade financeira e não conseguem adquirir esse tipo de equipamento”. “Seria difícil, neste momento, adquirir 100 ou mais equipamentos individuais”, reconhece Tiago Moreira, decidindo assim “juntar o útil ao agradável”, oferecendo “um bom espetáculo” à população esperando em troca os fundos necessários para reforçar os meios de proteção individualdos soldados da paz oliveirenses para combate a incêndios.

“Temos a registar a disponibilidade com que a banda acolheu a nossa ideia e se mostrou recetiva a vir a Oliveira do Hospital, colaborando também com uma causa solidária”, refere o dirigente associativo, não escondendo todavia o “risco” que assume este tipo de iniciativas, sobretudo em termos financeiros, uma vez que está em causa um orçamento de cerca de oito mil euros. “Não é fácil pôr um evento destes de pé e trazer aqui bandas conhecidas como esta, mas decidimos arriscar e fazer alguma coisa diferente do habitual”, admite o jovem bombeiro, à espera de um pavilhão “lotado” no sábado à noite em Nogueira.

“Tendo em conta a causa que é, esperamos ter casa cheia, e para já a venda de bilhetes está a superar todas as expectativas”, afirma, lembrando que além dos UHF, a noite vai ainda ser preenchida por um nome bem conhecido do mundo do espetáculo, Fernando Alvim, que “só por si deverá atrair muito público”, diz aquele elemento da organização, prometendo, a partir deste concerto, voltar a organizar outras iniciativas do género em prol de causas sociais.

O espetáculo de sábado deverá ainda ser aproveitado para a realização de um pequeno peditório para ajudar a custear as despesas de um jogador do Tourizense que luta atualmente contra o cancro, encontrando-se a fazer em tratamentos na Alemanha.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.