“Um Chá Com…” homenageou Francisco Correia das Neves

Folha do Centro - “Um Chá Com...” homenageou Francisco Correia das Neves

A Câmara Municipal e Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital em parceria com o Rotary Club de Oliveira do Hospital e a Universidade Sénior promoveram mais uma edição da iniciativa “Um Chá Com…” dedicada a Francisco Correia das Neves. A homenagem teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município que ficou repleto para uma tarde preenchida de poesia e rasgados elogios a este vulto da sociedade oliveirense.

Familiares e muitos amigos juntaram-se para esta “meritória e justa homenagem”, como afirmou a vereadora da Cultura, Graça Silva, no início da sessão durante a qual foi igualmente destacado o vasto currículo profissional, literário e de investigação de Francisco Correia das Neves.

Paula Mendonça, presidente do Rotary Club de Oliveira do Hospital, recordou o conjunto de iniciativas no âmbito destas sessões “Um Chá Com…” e que têm vindo a prestar homenagem a vários autores do concelho e do país, cujo “verdadeiro cerne do seu êxito” são as entidades envolvidas, atrás referidas. Atividades a que o Rotary Club pretende dar continuidade, encontrando-se a delinear as próximas sessões, como avançou a presidente desta organização. “Queremos continuar a receber o carinho e simpatia de todos para esta obra de sensibilização e divulgação poética de autores do concelho e de projeção nacional”, afirmou Paula Mendonça que deixou o “agradecimento à Câmara Municipal nestas iniciativas ora disponibilizando o espaço da Biblioteca ora do salão nobre dos Paços do Concelho”.

Associando-se à homenagem a “esta personalidade e este homem do nosso concelho”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino parabenizou a “organização e as diferentes pessoas que se movimentam nesta área” para concretizar estes saraus registando com agrado o “empenho de todos nesta iniciativa e nas diferentes sessões literárias”.

“Francisco Correia das Neves é uma personalidade de vulto no nosso concelho” sublinhou o presidente da autarquia lembrando que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já lhe prestou reconhecimento público “atribuindo-lhe a medalha de mérito municipal”.

O presidente José Carlos Alexandrino avançou também que a Câmara Municipal pretende “homenagear as pessoas e personalidades que se destacam de forma invulgar” e que “têm de ter um lugar na história de Oliveira do Hospital” de forma a preservar a memória coletiva do concelho. “Era bom que todos nós fossemos conhecedores do nosso passado, e de quem foram as pessoas capazes de se distinguir no concelho pelo seu trabalho, pela sua inteligência e capacidade de sacrifício”, defendeu. Dirigindo-se a Francisco Correia das Neves, o presidente da Câmara Municipal desejou, “que continue muitos anos connosco e a prestigiar o concelho de Oliveira do Hospital”.

Durante este sarau foram muitos os amigos que deixaram palavras de reconhecimento e deram voz aos vários escritos de Francisco Correia das Neves, num elogio público e coletivo em que participou também o Grupo de Cantares da Universidade Sénior.

Francisco Correia das Neves nasceu em Oliveira do Hospital a 3 de setembro de 1929. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra é titular de um vasto currículo na sua área profissional mas também na vertente literária uma vez que conta com várias obras publicadas na área da Poesia, Direito, Etnografia, Linguagem e História, muitas delas editadas com a chancela do Município de Oliveira do Hospital.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.