Um refúgio da natureza para desfrutar no concelho de Oliveira do Hospital

Folha do Centro - Um refúgio da natureza para desfrutar no concelho de Oliveira do Hospital

Banhada por um dos rios mais límpidos do país, a praia fluvial de Alvoco das Várzeas é um ótimo destino de férias ou de fim de semana para quem gosta da natureza em estado puro.

Ideal para uns dias de descanso ou uma simples escapadela com a família, a praia fluvial de Alvoco das Várzeas é por estes dias de veraneio um ótimo destino para quem procura férias à beira da natureza.

Banhada por um dos rios mais límpidos do país, contemplada pelo segundo ano consecutivo com o galardão “Bandeira Azul”, esta praia de água doce tem tudo para os visitantes se sentirem em ambiente de perfeito “relax” e descontração. Rodeada de frondosas árvores, a praia tem como principal atrativo o rio e as suas águas de invejável qualidade, mas também o parque de lazer que dá apoio à zona balnear. Ali respira-se “ar puro” das serras, ao mesmo tempo que pode desfrutar de alguns momentos de animação e diversão, sobretudo ao fim de semana, altura em que a Junta de Freguesia, entidade que gere a zona balnear, tem programadas diversas atividades para animar os tempos livres de quem procura este espaço.

Com nascente no ponto mais alto de Portugal, na Serra da Estrela, a cerca de 2 mil metros de altitude, o rio Alvoco oferece aos banhistas experiências únicas, podendo, por exemplo, usufruir de uma “esfoliação” natural com os peixes que se encontram em todo o curso de água, fazer uns passeios de caiaque até ao açude mais próximo ou simplesmente mergulhar nas suas águas translúcidas. A zona do areal também convida a uns banhos de sol, existindo espreguiçadeiras e até um pequeno “lounge” instalado na praia, que torna este espaço mais atrativo e confortável. Para quem quer tomar umas refeições pode fazê-lo no bar de apoio à praia, onde há sempre algo para petiscar ou retemperar o estômago depois de umas boas braçadas na água, ou em alternativa, o parque dispõe de grelhadores e mesas para quem estiver disposto a confecionar a sua própria refeição e comer fora “cá dentro”. A praia dispõe ainda de casas de banho e balneários e um polidesportivo que os visitantes podem também utilizar enquanto fazem uma “pausa” dos banhos.

Presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, Agostinho Marques, considera que esta praia fluvial se distingue essencialmente pela sua “natureza em estado puro”, pois “a praia está conforme a natureza a deu”. “Eu costumo dizer que se as pessoas precisarem de purificar os pulmões, ficam aqui uns dias que vão daqui mais purificados” garante o autarca, que vem notando, de ano para ano, uma maior afluência de gente, e até mesmo gente do litoral. “Temos sido cada vez mais solicitados, e procuram-nos também cada vez mais por alojamento, o que quer dizer que este começa a ser um destino que não é apenas de passagem”, constata o presidente da Junta, que às “magníficas condições naturais” que tem para oferecer a quem visita a praia fluvial de Alvoco das Várzeas, junta as infra estruturas entretanto criadas e todas as melhorias realizadas no parque merendeiro, fazendo deste um dos destinos de água doce mais convidativos da região.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.