Unidade da Sonae retomou atividade seis meses após o incêndio

Sonae1

Empresa registou prejuízos de mais de 40 milhões de euros.

O diretor industrial da Sonae Arauco, localizada em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, adiantou que a unidade reativou a produção de painel aglomerado na madrugada do passado dia 10 de abril, seis meses após o grande incêndio de 15 de outubro, que causou prejuízos de mais de 40 milhões de euros.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Luís Pacheco referiu que as primeiras semanas após o fogo foram de “algum impacto” na estrutura da unidade que emprega 220 pessoas, mas que “rapidamente” toda a unidade “levantou a cabeça” e começou a trabalhar no processo de recuperação.

Uma das principais preocupações da empresa “foi manter contacto com clientes e fornecedores”, que possibilitaram “a operacionalização gradual de diversas linhas, essencialmente de produtos de valor acrescentado, nomeadamente de revestimento melamínico”, logo nos primeiros dias de dezembro, com apoio das unidades do grupo que permitiram assegurar entregas em Portugal e Espanha.

À Rádio Boa Nova, Luís Pacheco fala de um trabalho de “superação” por parte dos colaboradores, assim como das “mais de 100” empresas e equipas nacionais e estrangeiras envolvidas no processo de recuperação. “Para além dos nossos 220 colaboradores, entram diariamente mais 250 colaboradores por dia”, revelou.

No conjunto das unidades de Oliveira do Hospital e Mangualde, a Sonae Arauco somou prejuízos de 60 mil euros, suportados por meios próprios do grupo, sem se socorrer de apoios estatais. O percurso de recuperação da unidade oliveirense fica anda marcado pela implementação da nova linha de estilha reciclada e que corresponde à preocupação da empresa com as questões ambientais.

A Sonae Arauco, localizada no concelho de Oliveira do Hospital, é uma das maiores do grupo, nas áreas de aglomerado e painel revestido. A empresa produz para Portugal e exporta para  Espanha, Inglaterra, Marrocos, Israel, entre outros países.

 

Acerca do Autor:

. Siga nas redes sociais Twitter / Facebook.